Sofá limpo: confira dicas de limpeza e conservação!

Manter a casa em ordem é também cuidar da higienização e da manutenção de móveis importantes, como o sofá, protagonista da sala. Confira nossas dicas!

Por Yara Lombardi - 01/09/2017
Sofá, limpeza, conservação

Foto: iStock.com/Getty Images

Se você tem animal de estimação ou crianças em casa sabe como é difícil manter o sofá limpo, principalmente se eles costumam passar grande parte do dia dentro de casa. Assim, é preciso realizar limpezas periódicas para evitar o acúmulo de sujeira e a depreciação do sofá. Uma solução para mantê-lo sempre limpo é realizar a aspiração da peça, semanalmente, para não acumular poeiras. Caso ele esteja muito sujo, também é indicado realizar uma limpeza com detergente neutro e água.

Porém, é necessário muito cuidado ao aplicar os produtos no estofado. De acordo com a gerente da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, é preciso verificar o tipo de tecido para não ter prejuízo. Para ajudar neste processo, a especialista dá dicas de como cuidar de tecidos delicados:

Couro ou corino

Sofá, couro, limpeza

Foto: Shutterstock.com

Utilize pano úmido com uma solução de água e sabão ou detergente neutro. Para conservá-lo, aplique silicone líquido com a ajuda de uma flanela e repita o processo a cada três meses para hidratar a peça;

Camurça

Sofá, limpeza, beleza

Foto: iStock.com/Getty Images

A limpeza deste tipo de tecido requer muito cuidado. Utilize um pano levemente umedecido em água e, dependendo do nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

Suede, chenille ou jacquard

Sofá, limpeza, decoração

Foto: iStock.com/Getty Images

Pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias;

Além disso, é preciso sempre olhar a etiqueta do sofá antes de qualquer limpeza, pois nela está indicado se o tecido pode ser lavado ou molhado, além dos produtos que devem ser utilizados ou evitados. “E caso o sofá precise de uma limpeza mais pesada, o indicado é que a pessoa procure uma empresa especializada, que cuidará do móvel com produtos e equipamentos específicos”, explica a especialista.

LEIA TAMBÉM