Sofá: saiba como escolher e economizar na hora da compra

Sofá ideal: confira nossas dicas para comprar o seu!

sofa bicama sala cinza
Fotos: Jomar Bragança Projeto: Júnior Piacesi

O sofá é um dos primeiros móveis quando se pensa em decorar a sala. É também um dos mais caros e menos inovadores da decoração, mantendo seu design quase que intacto desde a antiguidade. Por isso, a troca por sofá-cama é muito válida!

sofa bicama sala cinza

Foto: Jomar Bragança Projeto: Júnior Piacesi, Belo Horizonte – MG

Pode, sim!

Em ambientes grandes como salas de estar, os sofás devem seguir as mesmas proporções, o que eleva o custo da decoração. Como forma de economizar e também de sair do tradicional formato dos sofás, o arquiteto Júnior Piacesi tem levado para esse requintado espaço o sofá-cama. “É muito comum ver sofás-cama em quartos. Em salas, as pessoas ainda têm receio de usar. Mas em meus projetos, eu tenho conseguido mostrar que esse recurso pode ser usado de forma a garantir o conforto dos usuários, de seus visitantes e ainda manter o requinte que uma sala exige”, explica o arquiteto.

Na casa do arquiteto

A funcionalidade dessa ideia é tamanha que o arquiteto decidiu apostar e utilizá-la em sua própria casa. Ele acabou inserindo em seu home theather um sofá que se transforma em três camas de solteiro.

sofa bicama cinza estante sala pequena

Foto: Jomar Bragança

Conforto é fundamental

Confira a dica de Junior Piacesi para trabalhar o recurso: “Use um material confortável e fácil de lavar, que possa ser jogado na máquina. Além disso, como será utilizado para estar e para dormir, utilize cores não muito claras. Use um material que tenha um toque gostoso, pensando também na leveza da hora de dormir, como um acetinado. E que também seja durável, claro”.

Estantes em ordem

Todos sempre têm lembranças de viagem, livros, revistas e demais elementos que contam um pouco de sua história. Então, é comum distribuir esses objetos pela casa, o que acaba comprometendo a estética do ambiente. A solução para isso: colocar tudo em uma estante, reunindo em um só lugar as lembranças que serão preservadas e destacadas

Dá para organizar!

A arrumação da estante depende muito do que o morador tem. Não existe uma fórmula. O ideal é organizar os objetos decorativos em prateleiras e usar gavetas para esconder aquilo que esteticamente não é legal. Dessa forma, o acesso a tudo fica mais fácil. Os itens ficam sempre à mão e aos olhos dos usuários do espaço.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jussara Tech