Socialização de cães: aprenda a fazer da maneira correta! | Alto Astral

Socialização de cães: aprenda a fazer da maneira correta!

Incentivar o contato do seu pet com outros animais é tudo de bom!

cachorro feliz
Aula em grupo é uma maneira de socializar os cães | FOTO: Shutterstock

A socialização de cães é um grande passo para quem busca o melhor para o seu animal de estimação. Para melhorar a obediência dos cães, resolver problemas comportamentais ou educá-los corretamente diante de determinadas  situações, o ideal é trabalhar na prevenção dos problemas. E uma das maneiras de agir neste sentido é socializando os cães. “A socialização é o que rege o bom convívio entre as pessoas e os cães”, explica Diogo Fontes, adestrador da Villa Canina, Hotel e Adestramento.

O que é a socialização de cães

A socialização de cães nada mais é do que apresentar para ao cão uma grande quantidade de estímulos, pessoas de diversos tamanhos, idades ou gêneros, outros animais e tudo o que for possível de diferentes experiências que podem voltar a estar presente em seu dia a dia. “Devemos ensiná-los a como se comportarem diante dos mais variados estímulos de forma segura e controlada”, afirma o adestrador. Essa experiência, feita aos poucos e com cuidado, faz com que o cão vá se acostumando com as diversas situações do cotidiano, se sentindo cada vez mais seguro e evitando possíveis problemas de comportamento no futuro. “A socialização deve ser feita com todos os tipos de raças, desde as maiores até as menores. E é importante que comece desde filhote. Isso vale a partir do momento em que o cão já tenha tomado todas as vacinas e já esteja apto a sair para passear. É nesse momento que ele já vai poder interagir com outros cães que já sejam sociáveis”, ressalta Fontes.

Aulas em grupo

Frequentar as aulas em grupo de educação e socialização de filhotes com instrutor capacitado é muito indicado, pois é o caminho mais rápido até o nível satisfatório de comportamento do animal. Através de tais aulas os tutores irão aprender a como procederem adequadamente com os seus cães. Mas é fundamental que o cão já tenha um nível de socialização inicial para que a aula transcorra sem o risco de brigas entre os animais. No caso de cães adolescentes ou adultos, o processo é mais demorado e possui limitações em grande parte dos casos, mas ainda assim é possível ensiná-los a se comportarem adequadamente.

Comece você mesma

A dica para começar a socializar o seu cão é, antes de tudo, conhecer a saúde do seu animal. Verifique se ele está com a carteira de vacinação atualizada. Em seguida, invista em passeios diários. Procure lugares calmos, ruas menos movimentadas, praças ou parques onde tenham outros cães já socializados e deixe que ele tenha um contato controlado com os outros animais. “Cerca de 90% dos problemas de comportamento dos cães podem ser revolvidos apenas com a socialização. O benefício não é só para o cachorro, mas também para o tutor, que terá um animal muito mais amigável em sua companhia”, destaca o adestrador.

LEIA TAMBÉM: