3 sobremesas sem açúcar para curtir as festas juninas sem culpa!

Para quem está de dieta, essa época de festas é um sofrimento! Por isso mesmo, separamos para você 3 receitas deliciosas de sobremesas sem açúcar

Com moderação, da para aproveitar as sobremesas sem açúcar sem preocupação!
Com moderação, da para aproveitar as sobremesas sem açúcar sem preocupação! FOTO:iStock.com/Getty Images
Embora a versão diet (zero açúcar) dos doces possa ser consumida por quem tem diabetes ou não quer consumir açúcar, é muito importante salientar que a quantidade consumida não pode ser exagerada. “Os diabéticos devem dar preferência as frutas e aos alimentos diet. Mesmo assim, é fundamental ficar de olho no valor calórico – o chocolate diet, por exemplo, não possui açúcar, mas é mais gorduroso do que o normal, prejudicando a saúde”, aconselha o nutrólogo Maximo Asineli. A seguir, você confere algumas receitas de sobremesas sem açúcar que, se consumidas moderadamente, trazem mais sabor ao dia a dia sem prejudicar a saúde. Bom apetite!

Paçoca diet

Ingredientes:
*2 xícaras (chá) de amendoim torrado
*1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de milho grossa
*1 xícara (chá) de adoçante Stevita Culinária®
*1 pitada de sal
*5 colheres (sopa) de leite desnatado (aproximadamente)
Modo de preparo
Tire a pele do amendoim e misture com os demais ingredientes, menos o leite. Bata tudo no liquidificador, apertando a tecla pulsar, até ficar bem fino. Em uma tigela, coloque a mistura seca e acrescente o leite, mexendo bem até formar uma massa homogênea, se necessário acrescente mais leite. Modele em forminhas de empadinhas pequenas, fazendo as paçocas, uma a uma. Desenforme e sirva.
Sobremesas liberadas.

O arroz-doce diet é uma das sobremesas sem açúcar. FOTO:Sidney Tum.

Arroz-doce diet

Ingredientes:
*1 xícara (chá) de arroz
*5 cravos-da-índia
*2 canelas em pau
*Raspas da casca de 1/2 laranja
*2 copos (500ml) de água
*5 colheres (sopa) de adoçante de forno e fogão
*4 e 1/2 xícaras (900ml) de leite desnatado
*Canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Coloque em uma panela o arroz junto com os cravos, a canela e as raspas de laranja. Acrescente a água, o adoçante e cozinhe em fogo baixo coma panela semitampada, por 10 minutos ou até a água secar completamente. Acrescente o leite e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 15 minutos ou até o arroz ficar macio e o caldo cremoso. Desligue o fogo e espere esfriar. Sirva frio, polvilhado com canela em pó.

Curau de milho diet

Ingredientes:
*1 lata de milho verde escorrido
*1 xícara (200ml) de leite desnatado
*2 colheres (sopa) de adoçante de forno e fogão
*1 colher (sopa) de maisena
*3 colheres (sopa) de água
*1/2 xícara (chá) de creme de leite light
*Canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho junto com o leite até obter um purê. Peneire este purê e coloque em uma panela junto com o adoçante e a maisena dissolvida na água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 5 minutos ou até começar a engrossar e
desprender da panela. Desligue o fogo, misture com o creme de leite e despeje esse creme em 4 potinhos. Leve à geladeira por 1 hora. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó.
Texto: Paula Santana | Consultoria: Maximo Asineli, nutrólogo.
LEIA TAMBÉM: