Sistema Android: dicas para usar o seu dispositivo da melhor forma

O sistema Android possui configurações específicas que podem causar dúvidas em alguns usuários. Confira como usar seu Android da melhor forma!

celular-tela-android-smarpthone
FOTO: Shutterstock.com

Os aparelhos celulares e tablets que possuem sistema operacional Android possuem configurações específicas que podem, em algumas situações, causar dúvidas nos usuários. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você utilizar seu dispositivo da melhor forma, organizando os aplicativos e evitando possíveis falhas de funcionamento. Confira abaixo e coloque as dicas na prática agora mesmo!

celular-tela-sistema android-smarpthone

FOTO: Shutterstock.com

Como desinstalo um app no meu celular ou tablet Android?

A partir do Android 5.0, na tela inicial do tablet ou celular, vá ao botão com vários pontinhos. Toque e segure o app que deseja desinstalar e arraste rapidamente até o ícone de lixeira com a mensagem “Desinstalar”.

Posso organizar os apps em pastas?

Sim. Entre no botão com vários pontinhos, toque, segure e arraste os apps que deseja organizar na tela inicial. Toque e segure um app e arraste em cima de outro. Eles serão agrupados em uma pasta. Toque nela e na mensagem  “Pasta sem nome” para renomear  como “Redes  Sociais”,  por exemplo.  Se quiser removê-la,  toque e segure e arraste até o ícone de lixeira. Porém, os apps não serão apagados, apenas o atalho para eles.

Meu Android trava muito. O que posso fazer?

Se seu smartphone ou tablet tem apresentado muitos problemas, considere resetar o aparelho, ou seja, apagar tudo para deixá-lo como se tivesse acabado de comprar. Mas, antes, salve manualmente os arquivos do seu aparelho (fotos, músicas, vídeos) em um PC ou em serviços como Dropbox ou Drive.
Na agenda do celular, vá nas opções (três pontinhos o listras no canto superior direito) e selecione a opção que importa contatos do aparelho para um cartão SIM (o chip). Então, faça backup em nuvem. Entre nas configurações, depois em “Fazer o backup”, acione as opções “Backup dos dados / Cópia de segurança” e “Restaurar automaticamente”. Só depois toque em “Restaurar padrão de fábrica”. O processo leva cerca de 10 a 30 minutos. No final, ligue o aparelho a uma rede Wi-Fi. O aparelho começará a reinstalar os apps e salvar novamente suas preferências.
Mas lembre-se de que esta é uma solução extrema. Se, mesmo assim, o aparelho continuar a apresentar travamentos, considere adquirir um novo e que possua configurações mais avançadas.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora