Shampoo bomba: por que o método pode ser arriscado para os cabelos

"Não há comprovação científica de que o shampoo bomba faça o cabelo crescer. Pelo contrário, ele pode causar danos à quem usa", alerta especialista

mulher morena com cabelo longo
Especialista esclarece dúvidas sobre a eficácia do shampoo bomba | Foto: Shutterstock

Ter um cabelo longo, hidratado e com movimento depende de muita paciência e cuidados com os fios. No entanto, nem todas as mulheres conseguem obter o tamanho desejado dos fios, e acabam recorrendo a algumas alternativas para tentar acelerar seu crescimento. A mais famosa atualmente é o shampoo bomba, que possui uma forma de preparo caseira e que leva apenas três ingredientes. Mas a questão é: será que o produto é benéfico para a saúde? A seguir, Monica Batista, especialista em biomedicina estética, explica detalhes sobre o assunto. Confira!

mulher morena com cabelo longo

Especialista esclarece dúvidas sobre a eficácia do shampoo bomba | Foto: Shutterstock

Informações gerais

De acordo com Monica, a fórmula caseira do shampoo bomba é composta por shampoo sem sal, Bepantol e Monovin A. Muito benéfico para o corpo, o Bepantol é um produto recomendado para hidratar os fios e possui diversos outros benefícios. Já o Monovin A não é recomendado, uma vez que sua fórmula é destinada para o tratamento da crina de cavalos. “O Monovin A é um suplemento vitamínico a base de vitamina A e óleo de amendoim usado de forma intravenosa em cavalos para promover o crescimento e dar mais brilho à crina“, explica Monica.

Por que não é recomendado?

Por ser um produto voltado para cavalos, o Monovin A pode fazer com que o shampoo seja prejudicial à saúde. “Cabelos já muito danificados podem sofrer com a superdosagem de vitaminas e o uso indiscriminado de produtos, o que pode causar afinamento ou até mesmo queda dos fios”, alerta. “Além disso, o uso do Monovin A em humanos não é aprovado. Lembrando que o ativo é usado em injeções para animais“.

Entre as possíveis consequências do Monovin A para o organismo, estão o rápido envelhecimento dos fios e danos ao fígado. Segundo Monica, “a alta quantidade de vitamina A do produto, se absorvida em excesso pelo organismo, pode causar sérios danos ao fígado. Além do mais, o composto também pode agilizar o processo de queda e envelhecimento dos fios, uma vez que o ciclo capilar é acelerado. O shampoo bomba também pode ter efeito contrário ao aumentar a oleosidade dos fios que, em excesso, pode ocasionar queda e enfraquecimento“.

Mas afinal, o shampoo bomba funciona?

Apesar de muitos relatos prometerem um crescimento de até 4cm por mês, a doutora afirma que não existe nenhum dado científico que comprove a eficácia do shampoo bomba. “Pelo contrário, sabe-se que ele pode causar danos aos fios e à saúde de quem usa“. Além do mais, o produto pode deixar o cabelo oleoso.

Outras opções

Se você quer aumentar os fios, a melhor opção neste caso é procurar um especialista para tratamento. “Existem produtos de uso tópico compostos de ativos mais específicos para recuperar fios quebradiços, fracos e finos. Para verificar o estado em que se encontram os fios, e também as causas dos danos, é importante fazer uma análise capilar com um dermatologista, que vai indicar o tratamento correto e a dosagem das substâncias“, orienta.

Porém, incluir algumas vitaminas na alimentação irá contribuir para que o cabelo cresça forte e saudável.  “Vitaminas A, E e do Complexo B (especialmente a biotina) , Selênio, Zinco e D- Pantenol são ativos que promovem a regeneração da fibra capilar, proporcionando um crescimento mais saudável. Mas é mais aconselhável que esses nutrientes sejam incluídos na alimentação, ingerindo banana e castanha do Pará, por exemplo“.

LEIA TAMBÉM: