Por que temos a sensação de déjà vu?

Sabe aquela sensação de já ter visto, vivido ou sentido algo antes? Ela é conhecida como déjà vu. Descubra o que a ciência sabe sobre ela!

foto de um homem com cara de assustado, como se estivesse passando por um deja vu
(Foto: Shutterstock)

Você já teve a sensação de ter vivido uma mesma situação anteriormente? Essa é a sensação de déjà vu, com estimativas de que já tenha acontecido com pelo menos 1/3 da população mundial. A expressão, que significa “já visto” em francês, é um exemplo de ilusão de memória. A pessoa acredita que esteve anteriormente em determinado lugar ou passou por tal circunstância, mas na verdade aquilo nunca ocorreu daquela maneira.

“É como um falso reconhecimento que desencadeia uma sensação de familiaridade a essa nova cena”, explica Clélia Franco, neuropsiquiatra da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Essa impressão de familiaridade se explica pelo fato de a pessoa ter vivido aquele estímulo, seja através de uma foto, descrição e até mesmo na internet, e ter prestado atenção o suficiente para gravar a cena por completo em sua memória”, explica Sonia Brucki, neurologista do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.

Confira mais detalhes sobre o déjà vu na galeria a seguir:

 

VEJA TAMBÉM