Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste emocional devastador, o tecnoestresse
- FOTO: Shutterstock.com

Você conhece o tecnoestresse?

Apesar de ser uma grande aliada no dia a dia, a tecnologia pode causar também um desgaste emocional devastador, o tecnoestresse

O tecnoestresse é uma questão que começou a surgir no Brasil por volta dos anos 90, quando as pessoas começaram a ter mais acesso à internet, notebooks, celulares.

Você conhece o tecnoestresse?

FOTO: Shutterstock.com

“Com a popularização da tecnologia, também aumentou o nível de estresse na população, porque à medida que as pessoas começaram a usá-la, também passaram a ser escravizadas por ela”, ressalta a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Manegement Association (ISMA-BR).

Como o próprio nome diz, o problema é o estresse causado pela tecnologia. O primeiro alerta sobre o assunto foi feito pelo psicólogo Larry Rosen no livro Tecnoestresse, lidando com a tecnologia no trabalho, em casa e no lazer. Após estudar o comportamento de pessoas por mais de 20 anos, em diversos países, esse pesquisador americano afirmou que toda a população mundial está sujeita a esse tipo de estresse. Saiba mais sobre o tema.

Culpada ou inocente?

Para especialistas, a tecnologia, na verdade, é uma faca de dois gumes. “Ao mesmo tempo em que ela nos favorece em termos de facilitar a vida, cria uma pressão extrema em termos de imediatismo e da rapidez da informação, porque isso pressiona as pessoas a fazerem as coisas mais rapidamente. Assim, pede que acelerem o ritmo ainda mais e, nesse caso, em relação ao estresse, é bastante negativo”, alerta Ana Maria Rossi.

Pensando em abordar os benefícios que a pessoa pode ter de desacelerar um pouco, a ISMA-BR realizou uma pesquisa sobre o tecnoestresse com 1.200 pessoas, nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. “Foram identificadas as principais causas e os sintomas do problema nos usuários. Desses, 60% declararam ter alguma sequela devido ao estresse, sejam sintomas físicos, emocionais ou comportamentais”, revela.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da International Stress Manegement Association (ISMA-BR)

Texto: Lara Vendramini – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Apesar de ser uma reação natural do ser humano, as mulheres estão mais propensas à ansiedade. Fatores naturais e psicossociais são a causa

Estilo de vida

Trocar o fast food pelo self service, parar de usar açúcar, beber mais água: tudo isso pode melhorar e muito a sua qualidade de vida

Estilo de vida

Ele ganhou o cardápio de quem busca manter a boa forma e preservar a saúde! Confira como o suco verde atua para melhorar o funcionamento do corpo!

Estilo de vida

O distúrbio pode provir de inúmeras causas diferentes como hereditariedade e estresse, conheça cada uma e veja se não está na hora de procurar um médico

Estilo de vida

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, algumas mães não tem consciência do perigo que é dar para o seu bebê leite materno compartilhado. Confira!

Estilo de vida

O maracujá conta com várias funções: pode colaborar com a dieta, fazendo perder os quilinhos a mais; é saudável e ainda ajuda a manter a calma

Estilo de vida

De acordo com especialistas, exercícios físicos podem ser um grande aliado no combate aos sintomas mais variados presentes durante esse período!

Estilo de vida

As poucas calorias e o alto teor de fibras fazem da berinjela uma aliada e tanto para a saúde! Invista em sucos de berinjela e turbine seu organismo!