4 tipos de limão para turbinar sua alimentação

Para não ficar em dúvida na hora de escolher qual tipo de limão comprar, confira quais são suas características e diferenças!

- FOTO: Shutterstock

Sabia que no mundo existem cerca de 100 espécies de limão? Contudo, as mais utilizadas pelos brasileiros são o taiti, o galego, o siciliano e o cravo. Por isso, para não ficar em dúvida na hora de escolher qual tipo comprar, confira quais são suas características e diferenças!

 

mulher-branca-limao-mao

FOTO: Shutterstock

 

Cravo

Também conhecido como limão-rosa, é facilmente identificado pela sua cor avermelhada. Essa variedade tem muitas sementes e seu sabor é forte. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de limonadas e temperos.

Galego

É bastante conhecido pelos brasileiros e já é considerado o melhor tipo para preparar a caipirinha, uma bebida tipicamente nacional, porém, muito calórica. Ele tem a casca fina e lisa, de cor verde ou amarela-clara. Sua vantagem é que a polpa tem bastante suco, apesar de ter muitas sementes, é saboroso e não é ácido.

 

limao-amarelo-casca-espiral

FOTO: Shutterstock

 

Siciliano

Esse é, de fato, o limão original. É o maior de todos os tipos, mas não possui muito suco. Tem casca amarela, grossa e levemente rugosa. Apresenta saliências nas pontas, deixando-o com um formato alongado. Possui sabor menos ácido do que o galego e mais suave do que as outras variedades e pode ser usado no preparo de molhos ou até na fabricação de óleos essenciais e cosméticos. “Esses óleos têm potente atividade antioxidante”, destaca a nutricionista Barbara Sanches.

Taiti

Sua casca é fina e lisa e possui pouca semente. Sua polpa é grande e tem um sabor intenso. É ideal para preparos de sucos e receitas doces, como tortas, musses e bolos, já que, quando espremido, rende boa quantidade de suco.

 

limao-verde-cortado-meio-fatias

FOTO: Shutterstock

 

Cuidados extras com o limão

Na hora da compra, escolha os limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de suco, normalmente, cedem à pressão dos dedos ao toque. Já para conservá-los em casa, eles duram até duas semanas em temperatura ambiente, mas é possível guardá-los por até seis semanas dentro da geladeira, fechados em um saco plástico.

 

Consultoria Barbara Sanches, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência