Identifique os tipos de fome e fique satisfeita por mais tempo

Todos nós sentimos fome, mas você sabia que existem várias formas pelas quais ela pode manifestar-se no organismo? Descubra algumas delas!

- Foto iStock.com/Getty Images

Todos nós sentimos fome, mas você sabia que existem várias formas pelas quais ela pode manifestar-se no organismo? Nem sempre aquela pontada na boca do estômago significa que você necessita realmente comer e, se for o caso, é preciso entender o que o corpo está pedindo e focar em uma alimentação balanceada a fim de conter possíveis exageros. “Primeiro é preciso identificar se você realmente está com fome, reconhecer as sensações e evitar ficar muito tempo sem comer, por isso, a importância frequente de se alimentar de três em três horas e de maneira saudável”, afirma a nutricionista Silvia Coelho.

 

mulher lanche enorme mao fome

FOTO: iStock.com/Getty Images

 

Saiba diferenciar os tipos de fome

O que consumimos no dia a dia está diretamente relacionado com o controle da fome. Isso porque certos alimentos são capazes de garantir mais saciedade. “Quando os alimentos passam do estômago para o intestino ocorre a liberação de um hormônio chamado PYY, que age no cérebro, controlando a vontade de comer”, explica a nutricionista. Porém, saber identificar o tipo de fome que você está sentindo é fundamental para não errar nas suas escolhas. Confira!

  • Fisiológica: “é aquela onde o organismo manda o comando para órgãos (cérebro e/ou estômago) da hora certa de se alimentar e demanda as necessidades diárias do nosso organismo”, afirma Silvia.

 

  • Emocional: é desencadeada através de sentimentos como angústia, tristeza, insegurança, perdas inesperadas, e em certos casos, por euforia extrema. “A comida, principalmente carboidratos e açúcares, traz um sensação de prazer e relaxamento e, com isso, uma tentativa de compensar esses sentimentos. Isso pode desencadear a compulsão alimentar, o que gera sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia, evoluindo para baixa autoestima e até quadros depressivos”, completa Silvia.

 

mulher prato comida fome sorrindo

Foto iStock.com/Getty Images

 

  • Celular ou nutricional: é preciso ter uma alimentação balanceada para que seu corpo fique nutrido. Se isso não ocorrer, o organismo sente falta desses nutrientes e pode começar a não funcionar de maneira correta, gerando sintomas como dor de cabeça, dores no estômago e irritabilidade. Ou seja, pode até parecer que você está com fome, no entanto, é seu corpo está pedindo uma alimentação adequada.

 

  • Sede que se confunde com fome: isso pode parecer mentira, mas é possível! “Se você estiver negligente com o consumo hídrico e sentir fome, antes de atacar o alimento, beba um copo de água e aguarde 15 minutos”, afirma a nutricionista Vanessa Pimentel. Assim, você pode verificar se estava mesmo com fome ou era necessidade de líquidos.

 

 

Redação Alto Astral

Consultoria Silvia Coelho e Vanessa Pimentel, nutricionistas

 

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência