Connect with us

O que você está procurando?

Conheça os principais mitos e verdades que envolvem a complexa e intrigante relação que envolve o nosso cérebro e a tecnologia
- FOTO: Shuttertock.com

Relação entre tecnologia e cérebro: mitos e verdades

Conheça os principais mitos e verdades que envolvem a complexa e intrigante relação que envolve o nosso cérebro e a tecnologia

Quando falamos do que a tecnologia pode causar em nosso cérebro, mitos e verdades surgem a todo instante. A tecnologia deixa o cérebro preguiçoso? Afeta nossa memória? E a criatividade do nosso cérebro, também pode ser vítima da tecnologia? Esclarecemos as principais questões relacionadas a esse tema.

Relação entre tecnologia e cérebro: mitos e verdades

FOTO: Shuttertock.com

Relação entre tecnologia e cérebro: mitos e verdades

A tecnologia pode deixar o cérebro mais preguiçoso?
O neurologista Edson Issamu Yokoo explica que sim e que já se tem vários exemplos indicando que o avanço da tecnologia facilita tanto o trabalho mental que o cérebro acaba sendo subutilizado. De acordo com o profissional, um dos motivos seria a questão do consumo de energia. É que uma grande atividade cerebral requer muita quantidade de energia e isso obriga o organismo, no gerenciamento do funcionamento corporal, a deslocar grandes quantidades de energia, que se encontram espalhada pelos inúmeros sistemas biológicos para apenas uma atividade específica, que é a atividade cerebral.

Com o uso da tecnologia, a nossa memória aumentou?
Não, já que a capacidade da memória é um atributo individual. A memória tem mais relação com a capacidade de utilizar de maneira viável as informações armazenadas do que a quantidade de informações armazenadas. Portanto, não tem relação com o surgimento da tecnologia. “O conhecimento adequado sobre fatos novos relacionados à humanidade cresceu, aumentando o repertório de assuntos da memória. Isso não significa que temos mais ou menos memória do que antes”, diz.

Como estar conectado o tempo todo altera o nosso cérebro e as nossas ações?
Edson diz que muda no sentido de estar em um novo ambiente, com particularidades e interatividade diferentes de tudo que já vivenciamos antes. Ou seja, o mundo virtual, por exemplo, é um tipo particular de situação com características e reações próprias. Com isso, o cérebro também sofre alterações no funcionamento e na ativação de áreas que possibilitam o entendimento em relação ao que é virtual e ao que não é, e sobre as possibilidades de realizarmos naquele contexto coisas que nunca antes pudemos realizar e conhecer.

A nossa criatividade é alterada com o excesso de tecnologia?
A criatividade também não sofre com excesso de tecnologia, pois também é atributo individual. É uma característica daquele cérebro. Para quem tem criatividade, a tecnologia ajuda a estender os limites sobre o que se pode ou não fazer. Não adianta dar um software de criação poderosíssimo e altamente tecnológico, a uma pessoa com pouca criação. Nada vai acontecer. Para quem tem potencialidade e aprende a usar a tecnologia, coisas incríveis são criadas. Diariamente vemos isso.

 

Leia também:

A tecnologia pode modificar nosso cérebro? Entenda!

Conheça os benefícios da tecnologia para o cérebro

 

Texto: Amanda Araújo – Edição: Victor Santos

Consultoria: Edson Issamu Yokoo, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Advertisement

Estilo de vida

Listamos todos os principais hábitos saudáveis que você deve manter para ter uma boa memória. Confira e comece agora mesmo!

Estilo de vida

A lavagem cerebral domina a mente, gerando um medo paralisante

Mundo místico

Não está se sentindo bem? Esta novena poderosa de cura vai lhe ajudar a espantar todos os males que a rodeiam. Reze-a com fé e seja abençoada!

Estilo de vida

A memória vem sendo motivo de pesquisa por cientistas há anos e, ainda assim, esconde vários mistérios. Confira uma descoberta sobre a memória envolvendo alecrim!

Estilo de vida

Faça como Sandra Annenberg e descubra como escolher o protetor solar ideal para o seu tipo de pele e quando ele deve ser usado!

Estilo de vida

A ciência ainda luta para achar a cura dese do Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo que tem como principal sintoma a dificuldade de reter memórias

Estilo de vida

O vício em tecnologias e redes sociais traz diversas influências ao nosso corpo e cérebro, algumas não tão boas assim. Entenda!

Estilo de vida

Diferentemente dos exercícios para desenvolver a musculação, as atividades para melhorar a memória não exigem grandes esforços.