Connect with us

O que você está procurando?

Conheça a técnica INCOR contra o ronco, método desenvolvido no Brasil que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema
- 4. Garganta inflamada pode causar halitose? Sim, pois a garganta inflama por causa de vírus ou bactérias que, por sua vez, provocam formação de pus, gerando odor. Nesses casos, a solução é sanar a infecção fazendo uso de antibióticos e anti-inflamatório...

INCOR: conheça técnica contra o ronco que foi desenvolvida no Brasil

Conheça a técnica INCOR contra o ronco, método desenvolvido no Brasil que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema

Com o avanço da ciência, tratamentos inovadores vêm surgindo para amenizar os sintomas de diferentes doenças. Por exemplo, a técnica INCOR contra o ronco foi criada pelo Laboratório do Sono, do Instituto do Coração (Incor), no Hospital das Clínicas (HC), para garantir ao paciente mais qualidade de sono e de vida. Confira!

exercicios

Os exercícios fortalecem a musculatura da garganta, diminuindo o ronco. Foto: Shutterstock

 

Como funciona essa técnica contra o ronco?

A técnica consiste em uma série de seis exercícios que fortaleceram os músculos envolvidos direta ou indiretamente na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono. Com duração de oito minutos, os exercícios são realizados três vezes ao dia e, para facilitar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento, são incorporados às atividades rotineiras. Embora seja de fácil execução e não tenha qualquer contraindicação, os exercícios devem ser prescritos, orientados e acompanhados por profissionais especializados. “Basicamente, são exercícios realizados pelo paciente, diariamente e com orientação de fonoaudiólogo, que visam fortalecer os músculos envolvidos na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono. Não há contraindicação para poder realizá-los”, explica o otorrinolaringologista Victor Carvalho Lamônica.

mulher dormindo

Estar dentro do peso também é um fator que diminui o ronco. Foto: iStock/Getty imagens

Para colocar em prática!

Confira quais são os seis exercícios que ajudam diminuir a altura do ronco, até ele se tornar imperceptível.

1 – Empurre a língua contra o céu da boca e deslize-a para trás

2 – Sugue a língua para cima, pressionando-a por completo contra o céu da boca

3 – Force a parte posterior da língua contra o “chão” da boca, mantendo a sua ponta em contato com os dentes incisivos inferiores

4 – Eleve a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como “campainha”), enquanto diz a vogal “A”

5 – Posicione o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressione a bochecha para fora (cada lado da boca)

6 – Durante a alimentação, mantenha uma mastigação bilateral alternada e deglutição usando a língua no palato

 

 

Consultoria: Victor Carvalho Lamônica, Otorrinolaringologista

Texto: Denis Eric/colaborador

 

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Uma dúvida recorrente é se a depressão tem cura e pode ser controlada, mas é preciso procurar ajuda e tratamento adequado. Veja como!

Estilo de vida

Alguns desconfortos no estômago são sinônimos de má alimentação. O que você come pode ser a solução ou o problema. Confira o que excluir do cardápio!

Estilo de vida

Alguns nutrientes são essenciais no cardápio para aumentar as chances de uma gravidez. Confira alguns exemplos que não podem faltar!

Estilo de vida

Ajudam na saúde, possuem fibras, podem ser consumidos a qualquer hora do dia e muito mais. Conheça os benefícios dos sucos naturais!

Estilo de vida

A alimentação desbalanceada é um dos fatores para o aumento do sobrepeso infantil. Confira opções saudáveis e diferentes para a lancheira das crianças!

Estilo de vida

Quando o assunto é diabetes, pouco ouvimos falar sobre retinopatia diabética. Saiba o que é esse problema e o que fazer para evitá-lo!

Estilo de vida

A camomila é uma erva famosa para trazer um relaxante efeito antes de dormir. Mas sabia que ela beneficia outras áreas do organismo? Vem descobrir!

Estilo de vida

Saber o que fazer quando o assunto é a perda de peso é importante para alcançar os resultados esperados. Saiba quais são os 3 pilares fundamentais na dieta!