Connect with us

O que você está procurando?

Dificuldade de aprendizado, inquietação e impulsividade... Conheça os principais sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
- FOTO: Shutterstock.com

TDAH: é importante estar atento aos sinais

Dificuldade de aprendizado, inquietação e impulsividade... Conheça os principais sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Apesar de ser o distúrbio de desenvolvimento e de neurocomportamento mais comum da infância, nem sempre identificar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma tarefa simples.

TDAH: é importante estar atento aos sinais

FOTO: Shutterstock.com

Anterior ao diagnóstico do profissional, alguns sinais podem ser percebidos pelos pais e professores, em especial na fase infantil. “Os primeiros sintomas normalmente aparecem na escola e envolvem dificuldade de aprendizado, inquietação e impulsividade”, explica André Felício, coordenador do curso de pós-graduação em neurologia da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas.

TDAH x comportamento

No entanto, devem ser consideradas as diferenças entre crianças agitadas ou que se comportam mal e crianças com TDAH. “Comparadas às demais, elas vão ser percebidas pelo exagero nos comportamentos: ativas demais, impulsivas demais, desatentas demais para responder as exigências do seu meio”, explica a psicóloga Marília Gurgel de Castro.

Esse exagero deve ser percebido em mais de um contexto, por exemplo, na escola e em casa, e por um tempo de no mínimo seis meses. Em geral, o cérebro humano amadurece até os 25 anos. Porém, quando acontece o transtorno, esse amadurecimento pode ser mais lento. “A criança pode demorar a desenvolver a fala, a parte intelectual, além de ficar hiperativa e dispersa”, explica o neurologista Victor Massena.

 

LEIA MAIS:

 

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Entrevistas: Carolina Firmino – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Consultorias: André Felício, coordenador do curso de pós-graduação em neurologia da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, em Salvador (BA); Clay Brites, professor do curso de pós-graduação de Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil e pesquisador do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), na UNICAMP, em Campinas (SP); Marília Gurgel de Castro, psicóloga especialista em Saúde da Família e Psicologia do Desenvolvimento; Thiago Blanco Vieira, mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Victor Massena, neurologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro (RJ).

Advertisement

Estilo de vida

O ciúme em excesso se torna uma doença. Conheça todos os sintomas desse quadro, e os tratamentos possíveis para esse sério transtorno

Estilo de vida

Uma boa notícia passada em coletiva de imprensa pelo Ministério da Saúde promete ajudar no tratamento contra o HIV e a Aids

Estilo de vida

Todo mundo já passou por algum tipo de dor. Entenda como esse incômodo se desenvolve no cérebro, além de como outros fatores influenciam

Estilo de vida

Embora cada caso tenha suas particularidades e o tratamento não seja padrão, a cura da depressão é uma realidade há bastante tempo

Estilo de vida

Muita gente se questiona o quanto que a genética influencia em nossa personalidade. Será que elas têm alguma relação? Confira!

Estilo de vida

Muito se fala da possibilidade de o tratamento para o TDAH causar sedação ou sonolência nos pacientes, mas o chamado "efeito zumbi" ocorre em apenas 1%

Estilo de vida

Foi feita uma pesquisa cujo principal objetivo era o de descobrir como diferentes pessoas no mundo todo gostavam de descansar e o que isso significava para elas

Estilo de vida

O reumatismo não pode ser evitado, mas existem algumas ações do dia a dia, por mais simples que pareçam, capazes de agravar o quadro!