Connect with us

O que você está procurando?

Conheça melhor os sintomas clássicos da ansiedade. Eles podem indicar que é hora de pedir ajuda a um especialista da saúde mental
- Foto: Shuttestock

10 sinais de ansiedade que merecem atenção e um especialista

Conheça melhor os sintomas clássicos da ansiedade. Eles podem indicar que é hora de pedir ajuda a um especialista da saúde mental

O autodiagnóstico de algumas disfunções na saúde pode ser algo bem confuso e perigoso, já que o problema que se imagina ter pode não existir ou, até mesmo, tratar-se de outra coisa. Mas quando o assunto é a ansiedade, os sintomas clássicos podem ser identificados com facilidade pelo portador. No entanto, o essencial é buscar a ajuda adequada e, em hipótese alguma, praticar a automedicação.

mulher com crise de ansiedade

Foto: Shuttestock

“Qualquer pessoa pode identificar se está ou não ansiosa. O importante é que, em determinados sintomas que envolvam a parte física, haja uma confirmação médica, para que o indivíduo não se medique ou confunda alguns sintomas com outra doença importante. Isso ocorre muito em relação a palpitações e falta de ar, que podem ser algo relacionado, por exemplo, a um ataque cardíaco”, esclarece a psicóloga Luciana Kotaka. A seguir, você confere 10 dos principais sintomas do problema, e descobre como eles se manifestam no portador.

1-Desespero frequente

Geralmente, a pessoa que sofre com ansiedade excessiva tende a se desesperar até mesmo em situações mais simples do cotidiano, fazendo uma verdadeira tempestade em copo d’água. “A forma mais imediata é observar o comportamento da pessoa: via de regra, o ansioso é impaciente, apressado, fala mais rápido que o normal e, às vezes, é compulsivo. Com frequência atropela os acontecimentos. Muitas vezes quer fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente para uma atividade sem ter acabado plenamente a anterior”, explica o professor do curso de formação de instrutores de yoga integrado do grupo Zênite, Arlindo Fiorentin.

2-Medo de morrer

A ideia de que uma doença pode estar lhe acometendo ou um desastre pode acontecer a qualquer momento também faz parte dos pensamentos de quadros ansiosos. “Medo, insegurança, expectativas e preocupações em excesso acontecem em casos mais agudos”, completa o terapeuta Adriano Saran.

3-Organização excessiva

Muita gente tem mania de limpeza e de organização, e isso é normal. No entanto, quando pequenos detalhes passam a atrapalhar a rotina da pessoa e irritá-la com frequência, pode ser que a ansiedade esteja passando dos limites.

4-Compulsão alimentar

O estresse e a ansiedade, na maioria dos casos, estão relacionados com a compulsividade à mesa. “A ansiedade pode ser desencadeada por outros fatores. Assim, alimentos de alto índice glicêmico, como os doces, por meio de um efeito rebote da glicose no sangue, podem levar à hipoglicemia, e esta, à ansiedade. Deficiências de minerais, como magnésio (que é calmante), cromo e cálcio, também podem favorecer os estados de ansiedade”, conta Fiorentin.

5-Falta de concentração

Se perder na leitura ou no que uma pessoa lhe diz com frequência pode ser um sinal de que a mente não anda bem. “Uma característica é estar fora do ‘aqui e agora’, pois os pensamentos se projetam muito para o depois, o futuro”, frisa o professor.

6-Pavor em falar em público

Esse medo é comum para várias pessoas, porém, em indivíduos ansiosos, tende a se agravar ainda mais, gerando até mesmo sintomas físicos, como tremor, sudorese, gagueira, falta de ar e até taquicardia.

7-Insônia constante

Na maioria das vezes, ela é uma incômoda consequência do excesso de preocupações. “A ansiedade aparece com sintomas de desânimo, paralização, preocupações excessivas, muitos medos, e é fisicamente desgastante. Ela drena a sua energia mental, impede de ter uma boa noite de sono e de relaxar, colocando o seu corpo em estado de alerta”, explica a terapeuta e homeopata Sheila Gutierrez.

8-Pensamentos compulsivos persistentes

Não conseguir parar de pensar em algo que já lhe esgotou psicologicamente também é um sintoma de descontrole emocional, gerando um excesso de ansiedade.

9-Vazio emocional

Se está difícil encontrar um sentido positivo nas atividades realizadas, a mente pode estar precisando de um descanso. “A ansiedade se manifesta por conta de insatisfações que a pessoa tem por não ter o emprego que gostaria, de não ter o namorado que deseja, de não ter o dinheiro para comprar tudo que queria, de não ser tão bonita como os modelos de televisão e outras situações que lhe são bombardeadas diariamente, tirando-lhe da sua realidade”, detalha Sheila.

10-Sensação de que algo ruim vai acontecer

A mente atormentada por supostos acontecimentos trágicos é um grave sinal de ansiedade excessiva. “Em um estado mais agudo desse transtorno, a pessoa ansiosa se atormenta com a suposição de que algo de ruim vai acontecer, e está constantemente ‘em guarda’ para preveni-lo”, pontua Fiorentin.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Adriano Saran, terapeuta; Arlindo Fiorentin, professor do curso de formação de instrutores de yoga integrado do grupo Zênite; Luciana Kotaka, psicóloga; Sheila Gutierrez, terapeuta e homeopata.

Texto: Paula Santana

Advertisement

Estilo de vida

O transtorno depressivo maior gera diversas dúvidas, tanto para quem está com o problema, como para amigos e familiares. Tires todas nessa matéria!

Estilo de vida

Você sabia que a couve é uma das maiores fontes vegetais de cálcio? Veja como incluí-la na alimentação e extrair todos os seus benefícios

Estilo de vida

Muita vezes incluímos na alimentação alguns alimentos que não são saudáveis. Eles até parecem aliados da dieta, mas suas propriedades mostram o contrário.

Estilo de vida

Os benefícios do açúcar natural das frutas para o emagrecimento: conheça a frutose em suas diversas formas e propriedades!

Estilo de vida

A casca de maracujá é ideal para ser incluída no cardápio de uma dieta saudável. Invista, perca peso e elimine as toxinas

Estilo de vida

A seguir listamos 3 passos para prevenir os efeitos da artrite e da artrose, mantendo a qualidade das articulações por toda a vida!

Estilo de vida

Em alguns casos, é possível que distúrbios que afetam a mente causem cansaço e desgaste. Saiba como driblá-los e tenha mais qualidade de vida.

Mundo místico

A vida em um monastério é repleta de reflexões, orações e simplicidade. Conheça o dia a dia dos monges budistas em busca da completa iluminação!