Shots matinais para emagrecer realmente funcionam?

Nutróloga explica sobre os benefícios dos shots matinais e desvenda se a bebida é mesmo útil para emagrecer

Shots matinais ajudam na saúde
Shots matinais ajudam na saúde - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 08/05/2022 às 21:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dicas para emagrecer surgem todos os dias na internet. Entre dietas milagrosas, restrições alimentares e treinos, outra novidade dominou o mundo fitness nos últimos tempos: os shots matinais! Mas será que essas bebidas realmente emagrecem? É o que vamos descobrir hoje! 

"Os shots matinais são sucos concentrados para serem ingeridos em jejum e obter diversos benefícios para a saúde, que variam conforme os ingredientes usados. Emagrecimento, desintoxicação e melhora na imunidade são algumas das promessas da bebida, mas é importante tomar cuidado antes de sair acreditando em tudo", argumenta a nutróloga Marcella Garcez. 

Segundo a especialista, dificilmente os resultados alcançados pela ingestão serão tão significativos assim, viu? Isso porque o shot é um alimento funcional e não milagroso. Assim, não deve ser usado para tratamentos de doenças nem como suprimento de carências nutricionais, por exemplo. 

Shot matinal para emagrecer
Limões e laranjas são bons ingredientes para usar no shot devido à ação antioxidante da Vitamina C (Crédito: Shutterstock)

Benefícios para a saúde

Ainda que a bebida não consiga oferecer todos os milagres de emagrecimento prometidos, ela realmente pode ajudar na saúde, sabia? Pois, consegue contribuir para as funções metabólicas e também a promover e manter a saúde do organismo desde que esteja associada a um estilo de vida saudável e alimentação equilibrada, sem exagerar nas frituras, açúcar e processados. 

Como preparar o shot matinal

Marcella explica que a preparação é mais fácil do que se imagina: basta misturar todos os ingredientes no copo e beber! "O ideal é que o volume total não ultrapasse de 50 a 70ml, equivalendo a uma xícara de café ou um copo de shot. O objetivo é que a bebida seja ingerida em um único gole, como um shot mesmo, para facilitar o consumo, e logo após ficar pronta para evitar a oxidação dos nutrientes", recomenda. 

Então, separe o seu copinho e anote quais são os melhores ingredientes para usar na receita:

  • limão
  • laranja
  • vinagre de maçã
  • suco de maçã
  • chá-verde
  • gengibre
  • canela
  • cúrcuma
  • pimenta caiena
  • pimenta-do-reino
  • própolis
  • hortelã
  • salsa

"Uma combinação muito comum, por exemplo, é limão com gengibre. Enquanto o limão, por ser rico em Vitamina C, ajuda a melhorar a imunidade e confere ação antioxidante e anti-inflamatória, o gengibre é um poderoso termogênico que auxilia na digestão de alimentos gordurosos, tem efeito protetor do fígado e combate enjoo e gases", destaca a nutróloga. 

Shot matinal para emagrecer
A bebida deve ser associada a um estilo de vida saudável (Crédito: Shutterstock)

Todo mundo pode tomar?

Como o shot matinal é feito de alimentos funcionais, as contraindicações são poucas. Ainda assim, a especialista diz que vale ter cuidados especiais com alguns grupos pelos ingredientes usados no preparo. Quem tem doença gástrica pode sentir incômodo ao ingerir algumas receitas, já pessoas com cardiopatias, ansiedade, distúrbios na tireoide, hipertensão não controlada, insônia e enxaqueca devem redobrar a atenção para o que foi utilizado. O mesmo vale para gestantes, lactantes e crianças, viu? 

Fonte: Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.