Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O consumo de bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes pode favorecer o surgimento de doenças bucais, como cáries e gengivite
A higiene oral adequada é essencial para a saúde da boca - Foto: Shutterstock

Saúde

Saúde bucal: 8 cuidados essenciais durante o verão

O consumo de bebidas alcoólicas, doces e refrigerantes pode favorecer o surgimento de doenças bucais, como cáries e gengivite

O verão é o período de férias, viagens e muita diversão, mas também de cuidados em relação à saúde bucal. Isso porque a mudança na rotina e o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos açucarados pode favorecer o aparecimento de doenças bucais. 

enxaguante bucal

Para que você possa curtir a estação sem prejudicar a sua saúde bucal, o cirurgião-dentista Prof. Hugo Lewgoy, doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), apontou 8 cuidados essenciais com os dentes durante o verão. Confira: 

1. Evite consumir álcool em excesso

Cerveja, caipirinha e outras bebidas alcoólicas marcam presença certa no dia a dia do brasileiro durante o verão. Mas é preciso consumir esse tipo de bebida com moderação e sempre seguida de um copo de água, já que o álcool pode ser prejudicial para a saúde dos dentes.

“O organismo precisa de água para metabolizar o álcool. Logo, quando não há água suficiente, ocorre um processo de desidratação com a consequente diminuição na produção de saliva. Como resultado, ficamos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças como cáries, gengivites e erosão dental”, explica Dr. Hugo.

2. Beba bastante água

Beber bastante água é uma dica simples e rápida para manter a saúde da boca em dia. Além de melhorar a hidratação – que é prejudicada devido ao calor do verão –, e aumentar a produção de saliva, a ingestão de água pode auxiliar a regularizar o pH da boca e assim evitar a desmineralização e, consequentemente, a erosão dental. 

3. Faça bochechos após comer

Além de tomar água, procure também utilizá-la para realizar um bochecho vigoroso após se alimentar. Isso ajudará a remover resíduos prejudiciais aos dentes. Esse cuidado é voltado principalmente depois de consumir alimentos e bebidas que podem manchar os dentes. 

“Porém, apesar do bochecho com água ajudar a remover resíduos alimentares e contribuir para evitar as manchas, é preciso verificar se o pH da água não é ácido, o que pode contribuir para a desmineralização do esmalte dental”, alerta o cirurgião-dentista. 

4. Aposte em alimentos fibrosos

Alimentos mais fibrosos ajudam a remover o acúmulo de resíduos nos dentes. “Muitos desses alimentos também são refrescantes, sendo ideais para serem consumidos no verão, como  melancia, melão, pepino, maçã e morango. Mas evite adoçá-los para que o efeito não seja o contrário. Vale lembrar que tais alimentos também baixam o pH da cavidade oral”, orienta Dr. Hugo. 

5. Invista em um enxaguante bucal em pastilhas

Um enxaguante bucal em pastilhas é uma boa opção para quando não é possível realizar a higiene oral adequada, já que pode ser facilmente transportado no bolso ou na bolsa para auxiliar na manutenção da saúde oral em qualquer lugar. Alguns evitam o mau hálito e até ajudam na manutenção do clareamento profissional dos dentes. 

6. Adquira um kit de higiene oral

Uma higiene oral adequada é fundamental para manter a saúde da boca. Por isso, adquira em um kit composto de uma escova de dentes, creme dental e escovas interdentais para realizar a higienização independentemente de onde estiver, seja na praia, na piscina, no parque ou em uma viagem de férias.

7. Reduza o consumo de doces

Alimentos açucarados estão entre os grandes vilões da saúde bucal. Eles são a principal causa da cárie, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes. 

“Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, pode ocasionar, além das cáries, gengivite e mau hálito”, alerta o especialista. Dessa forma, o ideal é limitar ou evitar o consumo de açúcar.

8. Atenção aos alimentos cítricos

Bebidas como caipirinhas e sucos de frutas cítricas são deliciosos no verão. No entanto, esses alimentos podem prejudicar a saúde e a aparência dos dentes. O dentista explica que eles possuem uma potente ação erosiva, que causa danos ao esmalte do dente e favorece o surgimento de cáries, manchas e sensibilidade.

Mais notícias como essa

Pets

A exposição excessiva à radiação solar pode causar danos à pele dos cães; veterinária explica os riscos e medidas de prevenção

Saúde

A exposição a substâncias carcinogênicas e uma dieta rica em alimentos processados são fatores associados a um maior risco de desenvolver câncer

Estilo de Vida

Ao avaliar qual a melhor escola para o seu filho, use esses critérios e você com certeza vai escolher de forma bem mais acertada

Receitas

Nutricionista explica como o açaí tem diversos benefícios para o organismo humano e dá dica de como incluí-lo na alimentação