Connect with us

O que você está procurando?

Veja o que é verdade e mentira sobre a reposição hormonal para mulheres na menopausa, segundo a ginecologista Dra. Ana Lucia Beltrame.
- FOTO: Shutterstock Images

5 mitos e verdades sobre reposição hormonal para mulheres na menopausa

Veja o que é verdade e mentira sobre a reposição hormonal para mulheres na menopausa, segundo a ginecologista Dra. Ana Lucia Beltrame.

Você sabia que, com a menopausa, o risco de doenças cardiovasculares aumenta nas mulheres? De acordo com dados do Ministério da Saúde, essas doenças, em especial o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, estão hoje, entre as principais causas de morte entre as mulheres.

Veja 5 mitos e verdades sobre reposição hormonal na menopausa

FOTO: Shutterstock Images

O aumento da expectativa de vida, além de todos os fatores positivos, aumenta a incidência, natural com o envelhecimento, de doenças como câncer de mama e útero. Porém, 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas. Por isso, é preciso dar uma atenção especial ao coração.

“A chegada da menopausa e a consequente diminuição da produção de hormônios aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e a reposição hormonal pode ser uma opção viável para controle dos calores e estabilização dos níveis de hormônios femininos, bem como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, preservação da memória e controle da perda óssea”, explica a ginecologista e obstetra, Dra. Ana Lucia Beltrame.

Já pensou em fazer reposição hormonal, mas ainda tem dúvidas sobre os riscos e benefícios? Confira 5 mitos e verdades sobre esse tratamento e entenda melhor como ele funciona.

1. A reposição hormonal cessa o processo de menopausa.

MITO. O tratamento busca aliviar os sintomas.

2. As doenças cardiovasculares e a osteoporose também podem ser prevenidas com o tratamento.

VERDADE. Melhora a quantidade dE cálcio no esqueleto e diminui a possibilidade de doença coronariana.

3. As doses de hormônio no tratamento são elevadas.

MITO. O tratamento é costuma ser realizado com dosagens relativamente baixas de estrógenos, na forma de comprimidos, adesivos ou gel aplicado diretamente na pele.

4. Mulheres que não retiraram o útero, precisam de reposição da progesterona.

VERDADE. A administração do estrógeno que diminui os sintomas da menopausa. No entanto, todas as mulheres que não foram submetidas a cirurgia para retirada de útero devem usar concomitantemente progesterona para evitar o espessamento do endométrio , que é uma camada que fica no interior do útero. “Uma excelente alternativa para estas mulheres é o uso de dispositivo intrauterino liberador de progesterona, que evita a necessidade do uso oral deste hormônio e seus possíveis efeitos colaterais”, sugere Dra. Ana.

5. A reposição deve acontecer entre seis a oito anos após o início da menopausa.

MITO. Cada mulher deve ser avaliada individualmente, tanto em relação ao tipo de tratamento quanto a sua duração.

Consultoria: Dra. Ana Lucia Beltrame

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

Devido à grande produção dos hormônios do estresse, o mau humor pode desencadear alguns transtornos. Excesso de bom humor também pode trazer complicações

Estilo de vida

Os avanços da tecnologia trouxeram incontáveis benefícios para o ser humano. Contudo, será que eles podem influenciar no quadro de ansiedade?

Estilo de vida

Conheça os tratamentos mais comuns e eficazes contra a ansiedade e saiba como cada um funciona e age no paciente. É sempre importante buscar ajuda médica!

Estilo de vida

A alimentação infantil deve ser composta por alimentos que forneçam os nutrientes necessários ao organismo, ajudando no crescimento, como os peixes.

Estilo de vida

Aprenda quais doenças aumentam as chances de rompimento de um aneurisma. Vale a pena tomar mais cautela caso você tenha alguma delas

Estilo de vida

Mais rápido e prático, o fast-food acaba sendo a primeira opção de quem vive na correria. Porém, não é a melhor escolha. Entenda o porquê!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de temperos e acompanhamentos que vão bem na hora de dar mais sabor aos peixes e torne sua refeição mais saborosa!

Estilo de vida

O eucalipto tem diversas propriedades terapêuticas, capazes de estimular o funcionamento da memória e concentração e combater fadiga física e mental