Connect with us

O que você está procurando?

Esclarecemos se existe ou não uma parte específica do cérebro responsável pelos nossos momentos de criatividade que temos no dia a dia
- FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Entenda a relação entre cérebro e criatividade

Esclarecemos se existe ou não uma parte específica do cérebro responsável pelos nossos momentos de criatividade que temos no dia a dia

O ser humano possui uma grande capacidade imaginativa: a criatividade. Por meio das nossas ideias, resolvemos problemas do cotidiano e criamos novos objetos todos os dias. Mas, de onde vem tanta inspiração? Existe uma parte específica do cérebro responsável apenas por essa característica humana?

Entenda a relação entre cérebro e criatividade

FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Funcionamento cerebral durante a criatividade

Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito. Durante muito tempo, questionou-se se eles possuíam uma divisão rígida de funções específicas, “mas tudo indica que muitas tarefas funcionem em um esquema de mutirão, em que o papel de cada área varia dependendo da necessidade”, explica a psicanalista e coach em desenvolvimento humano Andreia Rego. Apesar disso, segundo a neurociência, a divisão de tarefas ocorre apenas quando o assunto é linguagem (lado esquerdo) e atenção (lado direito).

Ainda de acordo com a psicanalista, a criatividade resulta de um processo de combinação “criativa” da atividade de partes do cérebro que já participam em outras funções. Não existe, nesse órgão, um “centro responsável”.

Já a parte da frente do lobo frontal está ligada à estratégia, ao fato de decidir quais sequências de movimento ativar. Andreia explica que “as suas funções incluem o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva”.

 

Leia também:

Criatividade: saiba como desenvolvê-la no trabalho

Concentração: saiba mais sobre essa habilidade

A criatividade começa a se desenvolver na infância

 

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos

Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Murilo Gun, empreendedor autodidata, realiza palestras empresariais sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal e, atualmente, é um dos principais nomes da comédia stand up do país.

Advertisement

Estilo de vida

A ansiedade, geralmente, está ligada aos adultos, mas também pode se desenvolver em crianças. Saiba o que fazer para tentar acalmá-las

Estilo de vida

O raciocínio é bastante útil em diversas situações no cotidiano. Mas como, exatamente, a ciência define e explica essa capacidade do cérebro humano?

Estilo de vida

A prevenção da osteoporose por meio dos exercícios físicos precisa começar desde cedo. Descubra o que os exercícios podem fazer para afastar a doença!

Estilo de vida

As redes sociais nos bombardeiam com informações a todo momento. Entretanto, o constante fluxo de comunicação colabora para o desenvolvimento da ansiedade

Estilo de vida

O brainstorming é cada vez mais utilizado nos processos criativos. Conheça mais sobre essa técnica e pratique agora mesmo!

Estilo de vida

Se, por um lado, o uso de celulares nos ajuda na comunicação, por outro, pode afetar a saúde mental e contribuir para a ansiedade

Estilo de vida

A enxaqueca costuma atingir mais as mulheres do que os homens, mas podem ser tratadas com medicamentos. Descubra porque a doença ocorre.

Estilo de vida

Com a ajuda de especialistas, selecionamos 7 dicas bem úteis para quem quer pensar fora da caixa e ficar mais criativo. Pratique agora mesmo!