Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que as proteínas animais são as principais fontes de aminoácidos essenciais para o corpo? Veja as principais diferenças entre os tipos de carne!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Proteína animal: saiba as principais diferenças entre os tipos de carne!

Você sabia que as proteínas animais são as principais fontes de aminoácidos essenciais para o corpo? Veja as principais diferenças entre os tipos de carne!

“A proteína de origem animal é essencial para a saúde e contém todos os aminoácidos importantes para o crescimento da fibra muscular, reparação dos tecidos, produção de enzimas e hormônios”, diz a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Tanto a carne bovina quanto o frango têm de 20 a 30g de proteínas em cada 100g do alimento, mas também possuem diferentes nutrientes em sua composição. Confira!

carne-bovina-proteinas

Foto: iStock.com/Getty Images

Carne bovina

“O ferro presente na carne é de fácil aproveitamento pelo organismo. Seu consumo é recomendado principalmente para crianças, praticantes de exercícios físicos e mulheres em idade fértil”, indica Tamara. Como a anemia ferropriva (por deficiência de ferro) é a carência nutricional mais prevalente, a carne vermelha consegue combater o problema com eficiência. Músculo, acém, lagarto, filé mignon, patinho e alcatra são os cortes mais magros, com menos gordura saturada. “Os cortes gordos são ricos em ácido araquidônico, um tipo de gordura com ação pró-inflamatória no organismo e facilita a deposição de colesterol na parede da artérias. Também são muito calóricos e contribuem com o aumento de gordura corporal. Devagar com a picanha!”, ressalta a nutróloga. O recomendado é ingerir carne vermelha de 3 a 4 vezes por semana, cozida, assada ou grelhada. “Cuidado com a carne defumada, embutidos em geral e com churrascos. Nesses casos, devido às altas temperaturas e ao contato com a fumaça, há formação de compostos conhecidos como nitrosaminas, altamente cancerígenos”, alerta Tamara.

Frango

frango-carne-grelhado

Foto: Shutterstock

Com menos gorduras do que a carne bovina, o frango possui maior quantidade de niacina (vitamina B3). “Esse nutriente é necessário para o aproveitamento de carboidratos, lipídeos e proteínas. Auxilia na produção dos ácidos do estômago responsáveis pela digestão”, diz a nutricionista Lilian Speziali. O ideal é intercalar o consumo de carne branca e vermelha, lembrando que peixes também devem entrar no cardápio, pelo menos 2 vezes na semana. Para reduzir a quantidade de gorduras, retire a pele do frango.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Lilian Speziali, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Além de divertido, jogar videogame pode gerar muitos benefícios ao cérebro. Mas quais tipos de jogos são recomendados para isso?

Estilo de vida

É preciso ter cuidado com possíveis lesões na academia na hora de praticar exercício físico. Conversamos com um profissional para alertar dos riscos

Estilo de vida

Os transtornos alimentares estão diretamente relacionados com a ansiedade; veja como ocorre essa ligação e os diferentes tipos do distúrbio

Estilo de vida

O primeiro medicamento à base de maconha foi registrado no Brasil. Ainda serão necessários outros processos para que seja comercializado. Entenda!

Estilo de vida

Não adianta ter um prato com uma variedade de alimentos, se eles não forem higienizados corretamento na hora do preparo. Portanto, confira algumas dicas!

Estilo de vida

Planta muito apreciada devido ao seu sabor, o Mirtilo é usado para diversos fins. Na saúde, é um importante aliado contra as bactérias

Estilo de vida

Quem tem hipertensão precisa substituir o famoso sal para manter a pressão regulada. Portanto, confira algumas dicas de temperos!

Estilo de vida

Afinal, como fazer para vencer o desânimo e ter motivação para retomar os treinos e voltar à academia? Confira 5 dicas para te motivar!