Primeiros socorros: o que fazer em caso de pequenos acidentes?

Quando se trata de pequenos acidentes domésticos, é preciso ter atenção aos ferimentos. Contudo, muitas vezes, é possível tratá-los em casa.

- Foto: Reprodução

Quando se trata de pequenos acidentes domésticos, todo mundo tem uma história para contar. Tendo as crianças como principais vítimas, é um problema inevitável, mas que não demanda grandes dramas, uma vez que o pronto-atendimento pode ser feito em casa. Ressaltando: no caso dos pequenos acidentes. Alguns precisam, sim, de atendimento especializado. “É complicado um leigo avaliar a necessidade de ajuda médica, mas recomenda-se verificar a intensidade da dor, a vermelhidão do local, a saída de secreção e se o paciente tem febre”, orienta a enfermeira Francisca Adriana da Silva Costa. Veja o que fazer nas emergências mais comuns.

 

crianca-joelho-machucado-curativo-acidente-domestico

Foto: Reprodução

 

Cortou?

Cortes profundos, que sangram bastante, devem ser pressionados com um tecido limpo. “A primeira coisa a fazer é conter o sangramento com um pano ou uma toalha”, comenta Francisca. Se o sangue não estancar após 15 minutos, é preciso buscar ajuda especializada e verificar a necessidade de sutura, ou seja, se precisa dar pontos no corte. Se parar de sangrar, lave o local com água e sabão neutro. E atenção para os próximos dias, quando o ferimento começar a formar “casquinhas”. Uma vez que são parte do mecanismo de cicatrização, não devem ser arrancadas, por mais tentador que isso seja.

Arranhou?

Arranhões e ralados devem ser tratados com sabão e água corrente. Isso é importante para remover qualquer resíduo que possa ter se instalado no machucado, diminuindo a chance de infecção. “Primeiro, lave abundantemente com água (pode ser da torneira ou do chuveiro). Em um segundo momento, lave com soro fisiológico 1 vez ao dia (logo após o banho)”, ensina a enfermeira. Dispense curativos ou esparadrapos e deixe o local arejado: isso favorece a cicatrização.

 

menina-pequena-machucado-braco-mae

Foto: Reprodução

 

Queimou?

Esse é assunto sério e merece cuidado especial. “Toda queimadura deve ser criteriosamente avaliada pelo especialista logo após o acidente”, alerta Francisca. Deixe para tratar em casa aquelas causadas por líquidos quentes ou um esbarrão no ferro de passar ou na panela quente. Nesses tipos de acidentes, mais uma vez, é preciso lavar o ferimento em água corrente e manter o local arejado. Se as bolhas surgirem, não devem ser estouradas em hipótese alguma. Nem pense em aplicar substâncias como manteiga, óleo ou creme dental e só utilize pomadas sob prescrição médica.

Prendeu?

Quando prender ou bater qualquer parte do corpo, primeiro coloque gelo. Além de dar sensação de alívio da dor, isso reduz o inchaço. Consequência inevitável é o hematoma, a popular mancha roxa, que surge do rompimento de vários pequenos vasos de sangue no local traumatizado. “Dependendo da gravidade da queda e da extensão do hematoma, é preciso procurar um médico, mas aqueles pequenos são absorvidos pelo organismo e precisam receber apenas compressas frias no local para facilitar esse processo”, comenta a enfermeira.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Francisca Adriana da Silva Costa, enfermeira

 

LEIA MAIS:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência