Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ingerir cápsulas e comprimidos com café, suco, refrigerante e outras bebidas pode interferir na ação do medicamento no organismo
Ingerir cápsulas e comprimidos exige alguns cuidados - Foto: Shutterstock

Saúde

Pode tomar comprimido com café, suco ou refrigerante? Descubra!

Ingerir cápsulas e comprimidos com café, suco, refrigerante e outras bebidas pode interferir na ação do medicamento no organismo

A administração de medicamentos orais pode gerar dúvidas sobre a escolha do líquido para engolir o comprimido ou a cápsula. Afinal, tem problema tomar remédio com café, suco, refrigerante ou outra bebida?

Segundo a supervisora da garantia da qualidade da Prati-Donaduzzi, Heveline Martinelli, tem sim. Isso porque a combinação de medicamentos com outros líquidos além da água é capaz de reduzir e até anular a eficácia do remédio.

“Quando o comprimido ou a cápsula é ingerido com leite, suco, refrigerante ou café pode ocorrer interação medicamentosa, alterando o tempo de absorção, a resposta e a ação do medicamento”, explica ela. 

O recomendado, segundo a especialista, é tomar com água, na quantia de aproximadamente um copo. “Deve sempre atentar-se às particularidades constantes em bula e na prescrição”, ressalta Heveline. 

Outro cuidado é com comprimidos pequenos, como o anticoncepcional, que não podem ser ingeridos a seco. Ao entrar no organismo, ele se dissolve e segue pela corrente sanguínea até chegar ao local que vai metabolizar sua composição. É nesse caminho que pode sofrer atraso e alteração. 

Horário e combinação

Porém, não é apenas o líquido que pode impactar nesse processo. Até mesmo os demais comprimidos tomados no mesmo horário podem interferir na eficácia e ação de cada medicamento.

“Pode haver interação medicamentosa, alterando absorção/efeito, aumentando o risco de toxicidade ou causando efeitos colaterais inesperados. O ideal é solicitar orientação de um farmacêutico para distribuir, conforme a prescrição médica, os melhores horários de administração”, explica Heveline. 

Portanto, é importante sempre atentar para aquilo que o corpo precisa. Tomar apenas medicamentos receitados e indicados pelo profissional de saúde, além de buscar saber sobre eles e a melhor forma de ingerir as cápsulas ou comprimidos.

No decorrer da consulta, lembre-se de conversar com o médico sobre o que já está tomando, se o novo produto pode ser somado com o anterior, procurando conciliar os melhores horários e bebidas.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema