Connect with us

O que você está procurando?

Você sabe qual a relação entre fitoterapia e plantas medicinais? Ou quais são os benefícios das ervas? Não? Então confira!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Plantas medicinais X Fitoterápico: entenda os dois termos e saiba mais!

Você sabe qual a relação entre fitoterapia e plantas medicinais? Ou quais são os benefícios das ervas? Não? Então confira!

Esses dois termos ainda são muito confundidos entre si. No entanto, um é feito a partir do outro. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fitoterápicos são medicamentos produzidos por processo industrial a partir das plantas medicinais. Esse processo padroniza a quantidade e a forma de uso, permitindo uma maior segurança no tratamento. Todos os medicamentos devem ser registrados na agência antes de serem comercializados.

 

ervas frescas

Foto: iStock.com/Getty Images

Você sabia?

As panelas de metal, como as de alumínio, podem interferir nas propriedades das ervas. As melhores opções para ferver a água são as de vidro, esmaltadas ou com cobertura de teflon, que não transferem partículas do material para a água.

Combinações perigosas

A combinação de medicamentos alopáticos (são produzidos pela indústria, ou os manipulados, produzidos em farmácias de manipulação, de acordo com a prescrição médica) com ervas é benéfica em muitos casos, porém, há exceções perigosas. Caso o paciente já esteja usando medicações tradicionais, é importante ficar atento aos efeitos de algumas plantas, que podem interferir na eficácia dos remédios ou mesmo provocar efeitos colaterais por causa da combinação. Veja a seguir alguns cuidados necessários:

  • Camomila + Ácido acetilsalicílico: o chá associado ao medicamento pode provocar hemorragia estomacal. Ambos têm ação anticoagulante. O ácido acetilsalicílico (AAS) geralmente é usado para combater febres, dores e gripes.
  • Ginkgo biloba + anticoagulantes: a planta aumenta o risco de sangramento em pacientes que usam anticoagulante, pois potencializa o efeito do medicamento
  • Guaco + anti-inflamatórios não esteroidais: a erva não deve ser usada simultaneamente com esses medicamentos, pois pode potencializar seus efeitos. Os anti-inflamatórios não-esteroidais são usados para combater dores, febres e como antitrombóticos.
Texto Redação Alto Astral

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

Para deixar o colesterol controlado e, de quebra, tornar o dia a dia muito mais saudável, aposte nas farinhas a seguir, que são superpráticas e saudáveis

Estilo de vida

Você não precisa dormir com fome. A ceia faz parte de uma alimentação saudável, porém o que você vai comer nesse horário é muito importante.

Estilo de vida

Atenção, muita sede e vontade de urinar pode ter origem no diabetes insipidus. Forma mais rara da doença, mas que pode causar problemas sérios

Estilo de vida

Quando pensamos em alimentação e verão, pensamos em alimentos leves, de fácil digestão, que nos ajude na hidratação. Confira as melhores opções!

Estilo de vida

Confira a seguir 6 opções de vitaminas saborosas e cheias de saúde para incluir no café da manhã e ganhar saúde e bem-estar!

Estilo de vida

Você sabia que o alongamento prepara os músculos para o exercício e evita que o corpo sofra lesões? Confira outros benefícios dessa prática!

Estilo de vida

Conheça receitas com losna para estimular o apetite e aliviar cólica intestinal. Também saiba como usar a planta para lavar feridas

Estilo de vida

A babosa é popular por seu uso terapêutico e estético. Porém, tornou-se alvo de uma proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Saiba mais!