Pistache: além de ser antioxidante, ele oferece um leque da benefícios!

O pistache faz uma verdadeira faxina no organismo, protege contra o mau humor, a pressão alta e ainda combate a prisão de ventre!

- Foto: Shutterstock

No doce, na salada, no risoto, como aperitivo… De qualquer maneira o pistache mantém seu sabor único, sua cor marcante e seus benefícios variados, como a prevenção de doenças cardiovasculares e o controle da hipertensão.

pistache

Foto: Shutterstock

Superantioxidante

Entre as oleaginosas, é uma das que possui maior quantidade de antioxidantes, como vitamina E, luteína e betacaroteno – normalmente encontrados nos alimentos vegetais. Tanto a vitamina E quanto o betacaroteno combatem os radicais livres, substâncias liberadas no organismo durante a respiração das células. Já o betacaroteno, que, quando ingerido se transforma em vitamina A, reduz o risco de alguns tumores e atua principalmente nos pulmões, aparelho digestivo e artérias.

De acordo com pesquisas, a luteína é eficiente para impedir o aparecimento do câncer de cólon e a formação de placas de gordura em volta do coração, além de cuidar da saúde dos olhos, diminuindo o risco de desenvolver catarata. Todas essas funções antioxidantes também são responsáveis pelo resultado positivo de uma estudo americano publicado no Journal of Nutrition, que mostra que pessoas que consumiram o pistache dentro de uma dieta balanceada, tiveram uma diminuição no nível de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Pressão alta e mau humor? Com ele, não!

Cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio. São todos os minerais que essa semente oferece. Entre os encontrados em maior quantidade, está o potássio, indicado para aqueles que sofrem de pressão alta. “Esse mineral tem um papel importante para o relaxamento muscular, promovendo a dilatação dos vasos e melhorando o fluxo sanguíneo”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Vitaminas também não faltam, principalmente a B6, que auxilia na produção de proteínas e de alguns neurotransmissores, como as células de defesa do sangue e a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Ainda tem fundamental importância na gestação, para a boa formação do bebê.

Intestino livre

“As fibras tornam as fezes mais macias e com maior volume, ajudando no funcionamento normal do intestino”, afirma a nutricionista Elaine Pádua. Além de possuir mais fibras do que o brócolis ou o espinafre, o pistache (assim como outras oleaginosas) também é um lubrificante intestinal que facilita o trânsito das fezes e acaba se tornando mais uma boa opção para o combate da incômoda prisão de ventre.

 

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Elaine Pádua e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência