Connect with us

O que você está procurando?

Os órgãos vestigiais são as partes do corpo que já tiveram funções, mas que, com a evolução, não são mais necessários. Será que é possível viver sem eles?
- Os órgãos do corpo humano têm diferentes funções, mas será que é possível viver sem alguns deles? / Foto Reprodução

Órgãos vestigiais: é possível viver sem eles?

Os órgãos vestigiais são as partes do corpo que já tiveram funções, mas que, com a evolução, não são mais necessários. Será que é possível viver sem eles?

Os órgãos vestigiais são as partes do corpo que já tiveram funções, mas que, com a evolução, não são mais necessários e poderiam ser retirados do organismo sem problemas. São, portanto, “vestígios” de uma época anterior. Você já deve ter ouvido, por exemplo, que o apêndice só serve para inflamar. Mas será que essa e outras partes do organismo são mesmo apenas vestigiais ou exercem funções importantes?

 

Os órgãos vestigiais desempenham funções no corpo, mas é possível viver sem eles

Os órgãos do corpo humano têm diferentes funções, mas será que é possível viver sem alguns deles? / Foto Reprodução

 

Amídalas

Localizam-se perto da garganta e são visíveis ao abrir a boca. Uma das partes do corpo acusadas injustamente de só servirem para causar problemas e, por isso, sua retirada é uma das cirurgias mais realizadas em crianças no mundo. Na verdade, as amídalas contribuem com as defesas do organismo. “São estruturas produtoras de células que participam da imunidade; a primeira barreira do organismo contra as agressões do ambiente. Sua remoção pode trazer danos ao sistema imunológico e em especial à imunidade local”, destaca a médica Cintia Rodrigues.

Apêndice

Localiza-se no início do intestino grosso, na parte direita da barriga, e tem entre 8cm e 10cm. “É uma projeção do intestino que contém uma série de glândulas, que produzem enzimas e outras substâncias. É mais suscetível a inflamações por ter o formato de uma pequena bolsa, onde pode se acumular material do intestino”, informa o clínico geral. O apêndice ajuda, portanto, na digestão e no equilíbrio da flora intestinal, já que repovoa o intestino com bactérias do bem após uma infecção ou crise de diarreia. Porém, quem teve o apêndice retirado com cirurgia por causa de uma inflamação pode viver normalmente sem essa parte no corpo.

 

O corpo humano é formado por órgãos de extrema importância e por outros que podem ser retirados

Existem alguns órgãos vestigiais localizados na região do abdome / Foto Shutterstock

 

Baço

Quietinho ali na região superior e esquerda da cavidade abdominal, o órgão exerce funções importantes. Seu material interior é chamado de polpa e dividido entre branco e vermelho. “Funciona como dois órgãos: a polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue (hemácias defeituosas)”, diz Cintia. Pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts e da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o órgão ainda é mais nobre do que se imaginava: ele produz células que ajudam a reparar os tecidos cardíacos lesionados em casos de infarto.

Cóccix

É o osso final da coluna vertebral. “Acredita-se que o osso do cóccix seja o que restou da evolução de uma cauda, quando os homens primitivos se colocaram de pé pela primeira vez. A partir daí, a cauda se tornou desnecessária para o equilíbrio”, revela Luis Fernando. Então ele só serve para fraturar, em quedas? Segundo alguns médicos, não. O cóccix serviria para facilitar o trabalho de parto, pois amplia o canal pélvico. “Também faz parte da proteção das estruturas internas da pelve”, complementa Cintia.

 

Consultoria Cintia Rodrigues, médica

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Dormir bem é uma fator importantíssimo para a saúde física e mental. Veja as dicas que o Portal Alto Astral separou para melhorar seu sono!

Estilo de vida

A fruta possui um grande poder diurético e é uma aliada da boa saúde. Veja cinco receitas de suco de melão que irão ajudar a perder peso!

Estilo de vida

Você sabia que o transtorno bipolar pode ser dividido em graus e tios diferentes? Não? Então confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Nem sempre é fácil lidar com o estresse no trabalho! O problema pode causar gastrite, dores de cabeça e falta de motivação! Confira algumas dicas!

Estilo de vida

Se você está em dúvida sobre qual tipo  de feijão escolher, saiba que diversificar as fontes não tem problema algum, pelo contrário! 

Estilo de vida

As atividades físicas são ideais para queimar calorias. Então, que tal praticar alguns exercícios divertidos que ajudam na perda de peso?

Estilo de vida

Existem alimentos que combatem fígado gorduroso, uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no órgão e que pode evoluir para algo mais grave

Estilo de vida

Conheça os tipos de demência que atingem o cérebro e aprenda a identificá-las em quem está sofrendo com o problema para buscar um diagnóstico preciso