Obesidade infantil pode causar problemas nos ossos

Motivo de graça entre a família, os pequenos com obesidade têm mais chances de desenvolver problemas de saúde, inclusive nos ossos.

- Foto: Shutterstock

“Que fofo o gorduchinho da mamãe.” “Venha cá, rechonchuda da titia.” Motivo de graça entre a família, os pequenos que estão acima do peso têm mais chances de desenvolver problemas de saúde. A obesidade é a nova epidemia mundial, da qual também sofrem crianças e adolescentes. Muito além da aparência, a obesidade infantil acarreta complicações para toda a vida, inclusive no sistema musculoesquelético.

 

prato comida saudável emagrecer fita métrica despertador talheres obesidade

Foto: iStock e Getty Images

 

Os ossos sentem

Articulações, músculos e ossos: em crianças ou adultos, os quilos a mais sobrecarregam todo esse conjunto. Especialistas em saúde infantil estão preocupados com os crescentes problemas ósseos em crianças obesas, pois é na infância e puberdade que ocorrem a formação e remodelação dos ossos. A obesidade ocasiona distúrbios ortopédicos que podem comprometer o crescimento.

Problemas como artrose, Genu Valgo e osteocondrite estão entre os mais frequentes, seguidos pelas alterações posturais e dores musculoesqueléticas, as conhecidas dores na coluna. Tudo isso provoca incômodos e dores características que dificultam a prática de atividades físicas e, consequentemente, favorecem o acúmulo de peso, alimentando, assim, um ciclo negativo.

Uma vez que os problemas são diagnosticados por exames clínicos e radiológicos, tem início o tratamento, definido de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Ortopedistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais devem atuar juntos, podendo prescrever medicamentos, terapias, aparelhos ortopédicos e, em casos graves, até cirurgias.

 

menina sentada comendo legumes obesidade

Foto: Shutterstock

 

A união faz a força!

Para vencer os quilos que pesam contra a saúde, não há fórmulas mágicas. “A infância é a fase ideal para apresentar conceitos. Uma alimentação balanceada, com pelo menos três porções de frutas e cinco porções de legumes e verduras ao dia deve ser encorajada. A família deve participar dessas mudanças no padrão alimentar”, orienta a nutricionista Alessandra Pereira. Para fortalecer os ossos, alimentos fontes de cálcio como leites, queijos e iogurtes também devem ser consumidos pelo menos três vezes ao dia.

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Alessandra Pereira, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência