Conheça 5 motivos para incluir mais peixe em seu cardápio!

Fonte de vitaminas, minerais, proteína, ômega 3 e outros ácidos graxos... Veja diversos motivos para incluir mais peixe na sua alimentação!

- Foto: iStock.com/Getty Images

Incluir mais peixe no cardápio é sinônimo de saúde garantida! A grande presença de ômega-3 é o principal motivo desse alimento estar na lista dos funcionais. “As maiores fontes de ômega-3 são os peixes de águas frias e profundas, como salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta e os óleos de peixe”, reforça a nutricionista Paula Galardo, do Espaço Nutriente.

 

incluir-mais-peixes

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem ao organismo e o ideal é intercalar esse alimento na dieta, ao invés de evitar carne vermelha e ingerir apenas peixe. “O mais importante de uma alimentação saudável é o equilíbrio, com o consumo de peixe de 2 a 3 vezes por semana, intercalando os outros dias com os outros tipos de carne, para garantir o aporte necessário tanto de macronutrientes quanto micronutrientes”, reforça a nutricionista. Confira 5 motivos para incluir mais peixe em seu cardápio!

1. Emagrece

O ômega-3 dos peixes é essencial para regular a queima dos depósitos de gorduras nocivas e controlar o apetite. Dessa forma, ele aumenta o gasto energético e manda a gula para bem longe. Além de, em geral, ser menos calórico que outras fontes proteicas. Para manter as boas propriedades, o ideal é evitar preparos calóricos e frituras.

mulher fita metrica

Foto: iStock.com/Getty Images

2. Previne doenças inflamatórias

“O uso adequado e o equilíbrio dietético/suplementar de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3, tem apresentado benefícios comprovados à saúde em várias patologias, entre elas as doenças inflamatórias em geral, como a artrite reumatoide”, informa Paula.

3. Reduz a pressão arterial

Pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha, comprovaram as propriedades do ômega 3 de reduzir a pressão arterial ao relaxar as paredes das artérias. Um ótima notícia para os hipertensos.

incluir-mais-peixes-cardapio

Foto: iStock.com/Getty Images

4. Protege o coração

Aveia, alho, azeite, linhaça, vinho tinto, oleaginosas… esses são alguns dos alimentos mais indicados para a saúde cardíaca, além dos peixes de água fria. “Entre as vantagens do pescado está a redução de triglicérides, da pressão arterial e inibição da formação de coá- gulos”, informa a nutricionista Danielle Toledo. Pesquisas têm associado o consumo de peixes com a diminuição do risco de infarto, uma delas demonstrou que o consumo de peixes gordos uma vez por semana reduziu em 44% a chance de sofrer desse problema.

5. Ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor

Além de todos os outros benefícios desse nutriente, o ômega 3 é um ácido graxo que faz parte da composição dos neurônios e é precursor do ácido docosahexaenoico (DHA) que atua ativamente na manutenção do sistema nervoso. Outro bônus é a presença de vitaminas do complexo B, com destaque para a niacina (B3), essencial para o funcionamento eficaz do cérebro.

 

Texto:  Redação Alto Astral

Consultoria: Danielle Toled, Greice Caroline Baggio e Paula Galardo, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

Fonte: Cartilha Semana do Peixe, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência