Connect with us

O que você está procurando?

Quem espera um filho pode pintar o cabelo? E fazer exercícios? Precisa evitar gatos? Conheça 5 mitos e verdades da gravidez
- Foto: Shutterstock

5 mitos e verdades sobre gravidez que precisam ser conhecidos

Quem espera um filho pode pintar o cabelo? E fazer exercícios? Precisa evitar gatos? Conheça 5 mitos e verdades da gravidez

Assim que conta que sabem da gravidez, surge logo uma enorme quantidade de conselhos. É normal esse tipo de atitude, mas, muitas vezes, algumas das coisas que se escutam não são as mais corretas.

gravida

Foto: Shutterstock

São informações que passam de geração em geração, crendices de quem sempre ouviu histórias, mas que, às vezes, não existe qualquer estudo científico que as comprove. Então, se está à espera do seu bebê, quanto antes descobrir o que são os mitos e as verdades na gravidez, menos probabilidade terá de ser apanhada de surpresa.

 

1- Uma mulher grávida não deve pintar os cabelos?

Verdade. O amoníaco presente na tinta pode prejudicar o fígado do bebé, uma vez que os seus órgãos ainda estão em maturação.

 

2- Os desejos são psicológicos?

Mito. Embora ainda não exista uma explicação científica para esta questão, a verdade é que os desejos durante a gestação existem. Estas vontades incontroláveis podem ser atribuídas a algum tipo de nutriente que o organismo da gestante necessite. Por exemplo, o desejos de comer alimentos provenientes da terra, pode indicar que a futura mãe está com um princípio de anemia.

 

3- O contacto com gatos transmite toxoplasmose às grávidas?

Mito. Pelo fato dos gatos terem o hábito de se limparem e enterrarem os seus excrementos, a contaminação é reduzida ou inexistente. Nem mesmo as mordidas ou aranhões transmitem esta doença. O modo mais comum de transmissão é através de ingestão de alimentos contaminados, principalmente, mal cozidos, bem como através de insectos, da água contaminada ou de manipulação de algo contaminado com fezes de animais doentes.

 

4- A grávida deve fazer exercícios físicos?

Verdade. Ao contrário do que se ouve, a gestante só não deve fazer exercícios se tiver algum problema de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Manter a boa forma na gravidez é meio caminho andado para que esta decorra sem qualquer percalço. É claro que não se deve optar por algum esporte que exija um esforço exagerado. A atividade física ajuda também no bom humor da grávida durante a gestação.

 

5- Grávidas não devem fazer exame de prevenção?

Mito. O papanicolau ou citologia uterina deve fazer parte do rol de exames recomendados pelo médico à sua paciente em fase de gestação. No entanto, como o útero está mais sensível, deve ser feito com muito mais cautela pelo médico.

 

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Manuela Matos; Consulta de Saúde Materna da Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Miguéis

 

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

A compulsão por açúcar funciona praticamente da mesma forma pela qual os viciados sentem a necessidade de consumir drogas!

Estilo de vida

Qual é a verdadeira função dos antioxidantes? Como os radicais livres agem no organismo? E o que são essas substâncias? Descubra isso e muito mais!

Estilo de vida

Compulsões alimentares são um sinal de ansiedade! Confira os principais sintomas e descubra a ligação desses hábitos com o transtorno.

Estilo de vida

A atividade circense pode trazer benefícios físicos e emocionais, estimulando o corpo e a mente com atividades lúdicas e corporais.

Estilo de vida

Cansada de olhar para qualquer lado e se deparar com a poluição visual? Saiba como amenizar esse mal presente no seu dia a dia

Estilo de vida

A acumulação compulsiva afeta a higiene pessoal e doméstica, podendo causar diversos problemas de saúde. Saiba como enfrentar o transtorno

Estilo de vida

A maioria dos portadores da síndrome de Münchausen passou por situações de abandono ou abuso na infância. Sintomas são difíceis de identificar

Estilo de vida

Por se tratar de um transtorno que compromete tanto funções físicas quanto comportamentais, o autismo exige um acompanhamento multiprofissional