Connect with us

O que você está procurando?

O maracujá conta com várias funções: pode colaborar com a dieta, fazendo perder os quilinhos a mais; é saudável e ainda ajuda a manter a calma
- Foto: iStock.com/Getty Images

Além de ser saboroso, o maracujá também traz muitos benefícios à saúde!

O maracujá conta com várias funções: pode colaborar com a dieta, fazendo perder os quilinhos a mais; é saudável e ainda ajuda a manter a calma

“O maracujá possui vitamina C, que estimula o sistema imunológico, melhorando as defesas naturais do organismo e a vitamina A, que atua como antioxidante”, revela a nutricionista Talitta Maciel. E mais: as vitaminas do complexo B tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Ainda é possível encontrar no maracujá: cálcio, ferro e fibras. Saiba mais nas linhas a seguir!

maracuja-beneficios-fruta

Foto: iStock

Tchau, Gordurinhas!

pectina, fibra encontrada na casca do maracujá, auxilia a perda de peso, pois vira uma fibra gelatinosa, que gruda nas moléculas de gordura e as faz passar direto pelo sistema digestivo sem serem absorvidas. “Essa fibra também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, regulariza o funcionamento do intestino e elimina toxinas”, explica Talitta.

Mais saudável

Quem tem hipertensão deve consumir o maracujá, pois a pectina ajuda no controle da pressão e da ansiedade. O uso da farinha da casca da fruta também auxilia no controle do diabetes. “Ao ser ingerida, a pectina forma um gel protetor que retarda a absorção de carboidratos e gorduras e regula a produção de glicose”, diz a profissional.

O corpo agradece O maracujá auxilia na saúde do coração, já que contém flavonoide, substância que protege contra doenças cardíacas. Outra vantagem é a serotonina, hormônio que causa sensação calmante. “Quem tem dor de cabeça, em geral, possui baixos níveis de serotonina.  O maracujá ajuda na formação desse hormônio, diminuindo as dores e promovendo o bem-estar”, finaliza Talitta.

Consuma corretamente

As folhas do maracujá contêm alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxante muscular. E o consumo deve ser feito por meio de chás, sendo aconselhada a ingestão de 1 a 3 xícaras (chá) por dia, preparado em infusão.

Apesar de ser benéfico à saúde e indicado como calmante, principalmente em casos de depressão, a nutricionista Dominique Horta Buim alerta: “o chá de maracujá não deve ser consumido por pessoas com pressão baixa, gestantes e lactantes”. Já as crianças podem se beneficiar dos poderes das folhas da fruta. “Além do efeito tranquilizante, elas se beneficiam da ação vermífuga das folhas. O consumo é indicado na infância, uma vez que é mais comum a presença de vermes nessa idade”, explica a profissional.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Talitta Maciel, nutricionista
Texto: Larissa Tomazini
Advertisement

Estilo de vida

De acordo com especialistas, exercícios físicos podem ser um grande aliado no combate aos sintomas mais variados presentes durante esse período!

Estilo de vida

As poucas calorias e o alto teor de fibras fazem da berinjela uma aliada e tanto para a saúde! Invista em sucos de berinjela e turbine seu organismo!

Estilo de vida

Repleta de água e potássio, a melancia ajuda a hidratar o corpo, previne câncer e equilibra a pressão arterial! Descubra mais benefícios!

Estilo de vida

Que tal preparar refeições cheias de sabor e liberadas para diabéticos? Confira deliciosas receitas de sobremesas para comer sem preocupação

Estilo de vida

Você já deve ter ouvido dizer que pessoas acima do peso roncam mais do que as que estão no peso ideal. Mas você sabe por que isso acontece? Descubra!

Estilo de vida

Sabia que é possível adicionar outros ingredientes à sua salada? Veja dicas de como compor e deixe-a muito mais saborosa e nutritiva!

Estilo de vida

É preciso ficar atento aos fatores e sintomas característicos do AVC a fim de evitar que o pior aconteça. Então, conheça alguns sinais de alerta!

Estilo de vida

Confira algumas dicas eficazes para cuidar da saúde da sua mente e, com isso, conquistar mais qualidade de vida e bem-estar!