Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A cantora Jojo Toddynho quer emagrecer por vontade de ser mãe; especialistas comentam os perigos do sobrepeso para a gestação
Jojo Toddynho revelou desejo de ser mãe em entrevista à atriz Deborah Secco - Instagram/@jojotodynho

Saúde

Jojo Toddynho planeja perder 40kg em seis meses para engravidar

A cantora Jojo Toddynho quer emagrecer por vontade de ser mãe; especialistas comentam os perigos do sobrepeso para a gestação

[PAGE TITLE]

Durante o Baile da Vogue 2022, que ocorreu no fim de abril, a cantora Jojo Toddynho revelou em entrevista à atriz Deborah Secco que quer engravidar do marido, Lucas Souza, no ano que vem. Contudo, ela pretende emagrecer 40 quilos nos próximos 6 meses para tentar a gestação. 

Segundo relatório da Plataforma de Vigilância em Saúde (Vigitel), realizado pelo Ministério da Saúde, em 2021, 6 em cada 10 brasileiros estavam com sobrepeso no último ano. Essa condição pode ter como motivo doenças crônicas, sedentarismo e a qualidade da alimentação.

De acordo com o Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, mulheres com peso excessivo, principalmente com o IMC acima de 35 kg/m², têm maior risco de sofrer complicações na gestação, “além de afetar o bebê que pode desenvolver obesidade e diabetes no futuro”, completa Frantz.

O especialista acrescenta que a chance de ocorrer uma gravidez de risco é maior quando a mulher tem menos de 17 anos ou idade superior a 50 anos. Além disso, doenças e hábitos de vida podem colaborar nas complicações.

Para tentantes, como a cantora Jojo Toddynho, existem outros cuidados que podem favorecer para que a gestação aconteça de forma natural, de acordo com o especialista, entre eles, uma alimentação balanceada, a ingestão de ácido fólico, frequência das relações sexuais, e assim como Jojo já está fazendo, cuidar do peso.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por JoJo (@jojotodynho)

 

Entre os riscos de uma gestação para mulheres com sobrepeso, Rosa Silvestrim, nutricionista da equipe multidisciplinar, alerta para evidências de aborto espontâneo

“O excesso de peso também favorece o surgimento de diabetes gestacional e hipertensão. Além disso, a mulher obesa frequentemente apresenta disfunções de ovulação que reduzem a fertilidade”, afirma Silvestrim.

O impacto do peso na fertilidade

O sobrepeso e a obesidade também configuram uma ameaça à fertilidade de um casal. Nas mulheres, por exemplo, a condição pode provocar a diminuição da fertilidade feminina, impactando negativamente os óvulos, a qualidade embrionária e o endométrio. 

“A dificuldade de tentantes em engravidar está ligada a doenças que afetam a fertilidade tanto masculina como feminina. Assim, quando a gravidez demora a acontecer de forma natural, é importante passar por uma avaliação completa para detectar se há algum problema”, explica Nilo Frantz.

Quanto mais cedo um possível problema na fertilidade feminina for descoberto, maiores são as chances dele ser revertido. Por isso, é importante que a mulher conheça o seu período fértil, identificando seu ciclo menstrual e período de ovulação, o que também favorece as chances de ocorrer a fecundação. 

Já em relação aos homens, a nutricionista Rosa Silvestrim alerta que eles podem sofrer com espermatozoides de pior qualidade. “Espermatozoides e óvulos carregam marcas deixadas pelo estilo de vida e podem comprometer a saúde dos filhos, induzindo a um quadro de obesidade futura”, afirma.

Fontes: Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva; Dra. Rosa Silvestrim, nutricionista da equipe multidisciplinar da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Casa & Decor

Veja essas dicas de móveis multiuso que vão te ajudar a aproveitar muito melhor o espaço da sua casa

Notícias

O Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi criado em homenagem à luta e resistência das mulheres negras

Pets

Se você mora em apartamento e decidiu que está na hora de ter um cachorro, confira nossa lista com raças de médio porte ideais para o espaço

Moda

Confira dicas de combinações sem erro com o mocassim e inspire-se para montar produções de arrasar

Entretenimento

'A Mulher da Casa Abandonada' não é o único podcast que explora crimes de maneira narrativa; conheça outros com temática semelhante

Finanças

A Casa de Bolos é apenas um exemplo, neste Dia dos Avós, de que a terceira idade está cada vez mais ativa na economia

Casa & Decor

Confira dicas de ouro sobre o que levar em conta na hora de escolher um estilo de decoração para a sua casa

Beleza

Que tal se jogar no loiro? Fique por dentro do que está em alta entre as celebridades e alcance o tom perfeito