Connect with us

O que você está procurando?

O tomate oferece potássio, que participa dos impulsos nervosos, das contrações musculares e dos batimentos cardíacos? Saiba mais!
- tomate-beneficios-saude

Tomate: entenda por que ele é tão importante para a saúde!

O tomate oferece potássio, que participa dos impulsos nervosos, das contrações musculares e dos batimentos cardíacos? Saiba mais!

Licopeno é o nome da substância que fez do tomate o queridinho de quem quer ter a saúde em dia. “Possui ação antioxidante, reduzindo o efeito dos radicais livres e, consequentemente, afastando o risco de câncer de próstata e mama”, afirma a nutricionista Márcia Dal Médico. A substância dá a cor vermelha ao tomate e a alimentos como a melancia e o pimentão. Além das propriedades anticancerígenas, evita a oxidação do colesterol ruim (LDL), reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias. “O licopeno é o mais eficiente neutralizador de radicais livres, sendo duas vezes mais eficiente que o betacaroteno (presente na cenoura e na abóbora)”, comenta a especialista.

tomate-beneficios-saude

tomate-beneficios-saude

Mais motivos para comer

O tomate oferece nutrientes como o potássio, que participa dos impulsos nervosos, das contrações musculares e dos batimentos cardíacos. Também contém vitamina C, outro nutriente que funciona como antioxidante. O ideal é ingerir o legume pelo menos três vezes por semana.

tomate-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

Dica da especialista

Molho de tomate e tomates cozidos oferecem maior proteção contra o câncer, pois o calor libera o licopeno. Se o molho for feito com azeite, a absorção do licopeno aumenta, pois a substância é solúvel em gorduras”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Prefira fazer o molho de tomate em casa, pois os industrializados geralmente contêm muito sal. O azeite é rico em gorduras benéficas, que aumentam o bom colesterol e protegem os neurônios.

tomate-beneficios-saude

FOTO: Shutterstock

O papel dos radicais livres

Eles são liberados pelo corpo durante a respiração celular. Possuem funções positivas no organismo, mas em excesso causam problemas como envelhecimento precoce e tumores. Tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e estresse aumentam a produção dos radicais livres. Por isso, é necessário ingerir alimentos ricos em antioxidantes, que neutralizam o efeito negativo desses elementos.

 

Cada 100g de tomate contém:

*Calorias 15kcal
*Carboidratos 3,1g
*Fibras 1,2g
*Cálcio 7mg
*Magnésio 11mg
*Fósforo 20mg
*Ferro 0,2mg
*Sódio 1mg
*Potássio 222mg
*Vitamina C 21,2mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Unicamp
Consultoria: Greice Caroline Baggio e Márcia Dal Médico, nutricionistas
Texto: Redação Alto Astral

 

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

A gordura localizada pode se tornar um pesadelo para quem está em processo de emagrecimento. Por isso, conheça 3 erros comuns que atrapalham a perda de peso

Estilo de vida

Conheça a batata yacon, opção de alimento que ajuda no controle da glicemia e proporciona uma qualidade de vida melhor aos diabéticos

Estilo de vida

Sabia que a ação antioxidativa da romã é considerada mais potente que a do vinho, quando assunto é o combate aos radicais livres? Veja mais!

Moda & Beleza

Se você tem fios naturais ou tingidos, castanho-escuro ou ruivo, use vinagre de maçã para manter a cor, limpar os fios e selar a cutícula capilar

Estilo de vida

Nutricionistas indicam opções de alimentação vegana para consumir nos momentos de lazer na praia (ou na piscina), para curtir o verão sem descuidar da saúde

Estilo de vida

Os suchás merecem destaque no verão, uma vez que eles podem ser feitos gelados para refrescar nos dias mais quentes e turbinar a saúde de forma saborosa

Estilo de vida

Você sabia que todos os remédios possuem efeitos colaterais? É por isso, que os medicamentos devem ser consumidos sob prescrição médica! Entenda!

Estilo de vida

Você sabia que as estrias são inflamações que acontecem na pele? Confira quais práticas podem contribuir para o aparecimento!