Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Exercícios podem ajudar a aliviar a ressaca? Personal explica
Exercícios físicos podem piorar os sintomas da ressaca - Foto: Shutterstock

Saúde

Exercícios podem ajudar a aliviar a ressaca? Personal explica

Bebeu demais no Ano Novo? Saiba se a atividade física pode ajudar a reduzir os sintomas desagradáveis da ressaca

Após exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, algumas pessoas podem enfrentar os sintomas da ressaca. Mas para aliviar esse mal-estar, o personal trainer da equipe Nutrindo Ideais, Matheus Vianna, orienta que as pessoas evitem praticar exercícios físicos durante esse período

O ideal é focar na hidratação e alimentação saudável para garantir uma boa recuperação. “Caso ainda não esteja totalmente disposto após as primeiras 24 horas, a orientação é iniciar por treinos leves até que se sinta confortável para retomar a rotina”, aponta. 

De acordo com Matheus, a presença de álcool no organismo durante a prática de atividade física pode provocar os seguintes efeitos:

  • Efeitos neurológicos, como comprometimento da coordenação motora; 
  • Potencializar a queima de carboidratos; 
  • Causar desidratação; 
  • Prejudicar a síntese de proteínas; 
  • Afetar a função imunológica; 
  • Piorar a atividade cardiovascular, metabólica e nutricional, interferindo direta ou indiretamente no desempenho e na recuperação muscular.

“A ressaca surge em média de 6 a 8 horas após o consumo excessivo de bebida alcoólica, podendo durar até 24 horas. Portanto, este seria o período ideal de tempo sem praticar atividades físicas que exigem bom condicionamento físico”, explica. 

O especialista ressalta que o processo de recuperação é fundamental para o desempenho e isso inclui adequado reabastecimento do glicogênio, síntese proteica, restauração de eletrólitos e da hidratação corporal.

Então, o que fazer?

O personal trainer explica que existem alguns exercícios que ajudam a amenizar a ressaca, como alongamentos – realizadas 3 séries de 1 minuto – ou caminhadas leves de 30 a 40 minutos. Além disso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a recuperação. 

“O consumo de bebidas alcoólicas aumenta a produção de moléculas pró-inflamatórias e diminui as anti-inflamatórias, alterando o equilíbrio de processos inflamatórios e da resposta fisiológica do organismo. A soma desses eventos pode ocasionar lesões com respostas inflamatórias reduzidas, prolongando o tempo de recuperação”, finaliza.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

O estresse pode se manifestar no corpo humano de diferentes maneiras, incluindo algumas pouco faladas; descubra quais são

Beleza

Especialista explica a diferença entre as técnicas de sobrancelhas mais populares dos salões de beleza

Finanças e Empreendedorismo

Seu dinheiro acaba antes do final do mês? Saiba como fazer para seu salário render mais e organizar as suas finanças pessoais

Saúde

Especialista destaca alguns problemas de saúde associados à prótese mamária e explica o que fazer para preveni-los