4 formas de estimular o aprendizado das crianças nas férias

As férias são muito bem-vindas para realizar diversas brincadeiras que ajudam as crianças a desenvolverem ainda melhor suas habilidades e aprendizado

- Foto: Shutterstock

Enquanto muitas pessoas encaram o período de férias como um tempo de ócio, ou seja, para não fazer nada que seja realmente útil, a psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em desenvolvimento infantil, Sheila Leal, explica que esse período é muito bem-vindo para realizar diversas brincadeiras que ajudam as crianças a desenvolverem ainda melhor suas habilidades e competências. Pensando nisso, confira 4 maneiras de estimular o aprendizado dos pequenos!

 

meninas-pequenas-escola-aprendizado

Foto: Shutterstock

 

1. Jogos de concentração e memória

Embora o nome se pareça com algo chato para as crianças, a especialista conta que as brincadeiras que promovem concentração e memória podem ser coisas simples, como jogos de tabuleiro ou cantar músicas novas. “Essas brincadeiras ajudam as crianças a conseguirem dar foco na atividade e, com isso, elas não ficarão desatentas quando voltarem às aulas”, explica. Ela ainda destaca a possibilidade de contar histórias como forma de melhorar o aprendizado nos pequenos.

2. Museus e espaços culturais

Visitar esses locais pode ser uma ótima forma de incentivar o aprendizado e raciocínio, especialmente quando o passeio é transformado em uma grande brincadeira de descobertas, como sugere a especialista. “Tente relembrar tudo o que você viu com seu filho para que ele aprenda a guardar as informações em forma de brincadeira”, ensina. Sheila lembra que, além de existirem muitas opções de museus divertidos e interativos, também há muitos shoppings e parques que oferecem mostras culturais voltadas a crianças.

 

menino natureza terra fores campo aprendizado

Foto: Latinstock

 

3. Conviver com a natureza

Segundo a especialista, o contato com parques, jardins e ambientes com animais permite que as crianças desenvolvam diversas habilidades. “Cuidar de um jardim em casa ajuda a desenvolver a responsabilidade, e vivenciar brincadeiras em um parque ou chácara ajuda a criar um senso de pertencimento à natureza”, diz. Além disso, a relação com animais, especialmente os de estimação, ajuda no desenvolvimento das relações de amizade.

4. Brincar na cozinha e nos afazeres da casa

As crianças saem de férias, mas muitas vezes os adultos continuam com o dia a dia cheio de tarefas. Sheila conta que essa combinação forma um ótimo momento de transformar as tarefas da casa em diversão. “Você pode aproveitar para fazer pratos diferentes na cozinha e pedir ajuda dos filhos, e isso vai fazer com que eles entendam melhor a relação com a comida”, esclarece. Para o caso de crianças de 3 ou 4 anos, a especialista sugere dar alguns grãos de feijão ou milho, e pedir para que desenhem com eles a primeira letra do nome, e depois outras letras. “Isso vai ajudar no desenvolvimento espacial e coordenação motora”, finaliza.

 

Consultoria Sheila Leal, psicopedagoga e fonoaudióloga especialista em desenvolvimento infantil

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência