Entenda cada estágio do Alzheimer e como a doença evolui

O mal de Alzheimer não se instala de uma hora para outra, a doença apresenta um estágio inicial, intermediário e avançado. Entenda como o distúrbio evolui

- FOTO: iStock.com/Getty Images

O estágio inicial do Alzheimer, muitas vezes, pode ser confundido como “velhice” por amigos e familiares, como se fosse uma fase normal do processo de envelhecimento. Segundo a médica Márcia Umbelino, “em um primeiro momento, o paciente anota informações ou tem alguém na família que o ajuda com as lembranças“.

Posteriormente, os sintomas sintomas se agravam, causando prejuízos no cotidiano: “ele começa a esquecer o caminho que fez a vida inteira, começa a se perder, tem mais facilidade de perder as coisas, guarda objetos e não sabe onde guardou, entre outras características”, aponta a médica.

mulher-idosa-pensando-estagio-alzheimer

FOTO: iStock.com/Getty Images

No estágio intermediário, a doença já está intensificada e as limitações ficam mais claras e graves, podendo haver dependência para atividades diárias. “O paciente esquece como cozinhar e limpar, esquece que comeu e come duas vezes, passa o dia todo sem beber água e necessita de ajuda para a higiene pessoal, por exemplo”, explica Márcia. Além disso, também é comum ocorrerem explosões de comportamentos e o paciente, geralmente, se mostra inquieto ou agitado.

na fase mais avançada, o enfermo apresenta total dependência e inatividade. Os distúrbios na memória causados pela DA passam a ser cerebrais, causando desorientação e fazendo com que atividades rotineiras se tornem muito mais dificultadas, como engolir, comunicar-se, reconhecer parentes e amigos, caminhar, entre outras.

Sinais do estágio inicial

Segundo o neurologista Martin Portner, os sintomas iniciais são pouco óbvios. Em geral, nesta fase, as pessoas apresentam:

1 • Perda de memória para fatos recentes.

2 • Dificuldade para a resolução de problemas.

3 • Lapsos de julgamento, como na tomada de decisões financeiras.

4 • Alterações de personalidade.

5 • Motivação reduzida.

6 • Dificuldade para organizar e expressar pensamentos.

7 • Encontrar as palavras certas para descrever objetos ou expressar ideias.

8 • Cada vez mais dificuldade para encontrar seu caminho, mesmo em lugares familiares. Também é comum perder ou extraviar coisas, incluindo itens valiosos.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Márcia Umbelino, médica especializada em medicina tradicional chinesa; Martin Portner, neurologista, escritor e palestrante

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência