Ervilha é fonte de proteínas e ferro. Saiba mais sobre essa leguminosa!

Engana-se quem pensa que é impossível conseguir boas fontes de proteínas fora das carnes. A ervilha é prova disso. Saiba mais sobre essa leguminosa!

- Foto: Shutterstock

A ervilha é uma ótima opção para quem deseja ter mais energia e saúde. Ela contém poucas calorias e fornece grande quantidade de nutrientes. “Possui vitaminas A, E e do complexo B, além de minerais como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Faz parte do grupo de leguminosas e apresenta ainda boa quantidade de proteína de origem vegetal”, relata a nutricionista Alessandra Coelho. Saiba como a ervilha fresca, quando consumida de forma regular e livre de conservantes, interfere no funcionamento do organismo para que ele ganhe vitalidade.

 

ervilha-beneficios-leguminosa

Foto: Shutterstock

Ervilha para vegetarianos!

As leguminosas trazem boa quantidade de proteína de origem vegetal, importante na dieta de quem deixou de comer carne. É que esse último alimento é a melhor fonte de proteínas de alto valor biológico (bastante assimiladas pelo organismo), assim como de ferro heme, também o tipo mais absorvido pelo corpo, e essenciais para a manutenção da vida.

“Sabemos que as proteínas de origem vegetal são de menor valor biológico, porém a ervilha fornece aminoácidos importantes que, quando combinados a outros na dieta, o organismo acaba aproveitando melhor. Indivíduos que consomem, em sua maior parte, proteínas de origem vegetal possuem menores riscos de obesidade e câncer, por exemplo”, esclarece a nutricionista Greice Caroline Baggio. Além de proteínas, a ervilha possui carboidratos, fibras, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, e vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3, essenciais ao metabolismo energético e ao sistema nervoso).

Adeus anemia!

A ervilha é uma boa fonte de ferro não heme. Apesar desse tipo ser assimilado mais dificilmente pelo organismo, é possível estimular a sua absorção. Como? “É importante consumir essa leguminosa com alimentos fontes de vitamina C, pois eles auxiliam na absorção do ferro, como vegetais verde escuros, legumes e frutas cítricas”, ressalta a Greice.

Aliada do intestino

Livre-se daquela sensação de barriga inchada e gases. Todos esses incômodos podem ser resolvidos facilmente com a inclusão de fibras e água na alimentação. Com o consumo regular de ervilha, graças às boas doses de fibras, você coloca o intestino para funcionar melhor e ainda previne o câncer de cólon, doença desencadeada principalmente pelo acúmulo de substâncias tóxicas no intestino.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alessandra Coelho e Greice Caroline Baggio, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência