Saúde

Entenda mais sobre os perigos ao usar maquiagens guardadas há muito tempo

Pensando em usar aquele batom vencido? Fique em alerta sobre produtos de beleza

Maquiagens guardadas há muito tempo - Shutterstock

Com a quarentena, os produtos de beleza estão sendo deixados de lado. Por serem guardados muitas vezes em locais que sofrem com a umidade, essas maquiagens podem vir a estragar, prejudicando a pele de quem usa. 

“As maquiagens, quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, podem mofar antes mesmo de extrapolarem o prazo de validade. Quando isso acontece mesmo que em parte na maquiagem, o produto já está todo contaminado”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl.

Makes mofadas ou vencidas podem causar doenças como dermatite, irritação, inflamação e até mesmo espinhas. A Dra. Mariana Corrêa explica a importância dos produtos de beleza ficarem em um ambiente com menos umidade possível.

"Mantenha sua maquiagem em ambiente limpo e seco, e evite deixa-las abertas no banheiro. Opte também por pincéis ou esponjas higienizadas para não prejudicar a saúde da sua pele”, alerta a médica.

Por isso, verificar a validade do produto é sempre de bom-tom antes de passar em uma área sensível ao rosto. Maquiagens vencidas ou contaminadas podem ser bem maléficas a saúde. “Ao colocar algo contaminado na pele, há um risco da pessoa vir a desenvolver uma infecção cutânea superficial ou até mesmo profunda, dependendo do tipo de fungo. Para mais, ainda existe o risco de inalação de esporos do fungo, podendo levar a problemas pulmonares”, explica Dra. Fabiana Seidl.

Shutterstock

 

Utilizar itens hipoalergênicos também são uma ótima opção para não causar nenhum tipo de reação alérgica no rosto. “Os sintomas que podem vir a ocorrer com makes comuns são coceiras, ardências e também inchaços, que podem surgir em minutos após a aplicação do produto”, destaca Dra. Ana Paula Fucci.⁣

Além disso, para o Dr. Franklin Veríssimo usar produtos de beleza com máscara é extremamente inadequado para o momento. “O uso das maquiagens por baixo da máscara é altamente contra indicado, pois a maquiagem em contato com o tecido ou material do equipamento de proteção gera umidade e sujeira, o que leva a diminuição do tempo de duração da proteção da máscara, ou até a sua ineficácia”, explica a especialista em medicina estética.

Consultoria: Dra. Fabiana Seidl; Dra. Mariana Corrêa; Dra. Ana Paula Fucci; Dr. Franklin Verissimo Oliveira

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência