Connect with us

O que você está procurando?

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos.
- Foto Alfredo Franco/Colaborador

3 dicas para eliminar o glúten da sua alimentação

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos.

Cortar o glúten da alimentação, a princípio, assusta. Tantos ingredientes comuns das prateleiras, como farinha de trigo e aveia, e que são matéria-prima de receitas do nosso dia a dia devem ser substituídos. Mas o susto inicial dá lugar a uma sensação de alívio e bem-estar, principalmente para celíacos, que não podem de forma alguma consumir o glúten. E pode ser bem fácil escapar desse problema. Confira!

 

pao gluten cesta farinha trigo

FOTO Alfredo Franco/Colaborador

 

1. Encontre aliados sem glúten

Sabe aquela farinha de trigo que você usava para tudo? Dá para trocá-la sem problema algum! Polvilho doce ou azedo, fubá, farinha de arroz, amora, amaranto, chia e fécula de batata são algumas das alternativas. A nutricionista Amanda Matos indica uma superfarinha para suprir a falta do trigo: basta misturar 8 xícaras (chá) de farinha de arroz,  2 e 2/3 de xícara (chá) de farinha de amido de batata e 1 e 1/3 de xícara (chá) de farinha de tapioca. Daí, é só armazenar em potes de vidros em local seco e arejado por até 30 dias.

 

2. Fique atento aos sinais

Apesar de alguns ingredientes originalmente não conterem glúten, é necessário checar sempre se levam ou não o elemento na composição. Durante o processo de industrialização, é possível que haja a contaminação pelo glúten, daí a indicação no rótulo. “No caso do pó de café, ele pode estar misturado com cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC”, recomenda a nutricionista.

 

3. Tenha consciência

Bebidas alcoólicas também podem conter a substância, caso da cerveja e do whisky, originários da cevada e do malte. Para o consumo prefira alternativas isentas de glúten, como: vinho, aguardente de cana, rum, vermute, conhaque e quentão. Mas sempre com moderação, ok?

 

 

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Amanda Matos, nutricionista

 

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Dar adeus ao sedentarismo, evitar o álcool e o tabagismo e ter uma dieta regrada pode ajudar seu coração a se manter saudável. Confira as dicas

Estilo de vida

Câncer de pele, câncer de cólon, câncer de mama, câncer de próstata, esses são os tipos mais comuns da doença que aparecem com a idade

Estilo de vida

É natural que na terceira idade algumas dificuldades relacionadas à estrutura corporal apareçam, como a diminuição da densidade óssea e o enfraquecimento dos músculos. Por isso, é importante ficar atento a algumas doenças, como a osteoporose. Confira sintomas, forma de diagnóstico, maneiras de prevenir e dicas para afastar esse quadro e ter mais bem-estar

Estilo de vida

Entenda melhor o que provoca o mau hálito e como se prevenir esse incômodo. Você pode ter mau hálito e não perceber, sabia?

Estilo de vida

Cuidado ao escolher o que colocar dentro da bolsa e como carregá-la, pois muito peso pode causar danos à coluna. Veja aqui como ter uma bolsa ideal

Estilo de vida

A água é fundamental:conheça os benefícios que o consumo garante ao bem-estar do organismo! Atente-se ao líquido durante o verão!

Estilo de vida

Hereditariedade e obesidade estão entre os fatores que causam a hipertensão arterial. Confira como a doença aparece e algumas medidas para evitá-la!

Estilo de vida

Fique por dentro dos poderes do suco rosa! Diversos benefícios em um só copo - invista nessa delicia e tenha mais saúde no seu dia a dia!