Connect with us

O que você está procurando?

Importante passo para a recuperação do paciente, o diagnóstico precoce ajuda na recuperação e a diminuir os prejuízos causados pela depressão
- FOTO: Shutterstock

Diagnóstico precoce da depressão é essencial para um tratamento eficaz

Importante passo para a recuperação do paciente, o diagnóstico precoce ajuda na recuperação e a diminuir os prejuízos causados pela depressão

A depressão tem um apelido nada agradável: o mal do século 21. Não é para menos. De acordo com uma projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em pouco mais de uma década, a doença será a de maior abrangência no mundo — inclusive, atualmente, ela é considerada a mais incapacitante das patologias.

Diagnóstico precoce da depressão é essencial para um tratamento eficaz

FOTO: Shutterstock

Para um grupo formado por médicos e pesquisadores voluntários (a Força Tarefa para Serviços Preventivos dos Estados Unidos — USPSTF, na sigla em inglês), a aplicação de avaliações que visem o diagnóstico de casos depressivos deveria ser constante para adultos de todas as idades. O motivo para isso seria o fato de que, segundo a equipe, a identificação precoce do distúrbio ajudaria na recuperação e a diminuir os prejuízos causados pela doença. Outra organização que fez recomendação semelhante foi a Academia Americana de Pediatria, mas, dessa vez, com os testes voltados a crianças a partir dos 11 anos.

A relevância

Talvez, mais importante do que o progresso do tratamento da depressão seja a observação dos sintomas e o diagnóstico do transtorno em si. Isso porque, para que a recuperação seja eficiente, o reconhecimento preciso logo no início do quadro é essencial, levando-se em conta os aspectos pessoais de cada um e o contexto em que está inserido.

Para se ter uma ideia da importância da análise correta, mais da metade dos pacientes identificados com o quadro depressivo não passa por acompanhamento médico, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses, 73,4% alegou não se sentir mais deprimido, apesar do diagnóstico.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Maria Cristina de Stefano, médica psiquiatra.

Texto e edição: Augusto Biason/Colaborador – Entrevista: Ricardo Piccinato

Advertisement

Notícias

Na Black Friday, marcas de todos os segmentos dão descontos. Porém, algumas lojas acabam se aproveitando desse momento para dar “descontos falsos”. Confira!

Notícias

A Black Friday já está chegando! Hora de aproveitar os descontos e acabar com a sua listinha de desejos. Veja os produtos que terão maior promoção na data

Notícias

Depois da tragédia envolvendo o time Chapecoense, de Santa Catarina, os clubes superaram a rivalidade para se solidarizar. Veja como você pode ajudar

Notícias

Supremo Tribunal Federal decide que aborto até o terceiro mês não será mais considerado como crime. Tire suas dúvidas e entenda o caso!

Notícias

As redes sociais estão tomadas por demonstrações de emoção, carinho e solidariedade com a tragédia da queda do avião do Chapecoense. Acompanhe!

Notícias

O Papa Francisco rezou nesta quarta pela tragédia da queda do avião com o time da Chapecoense. Saiba tudo e veja três orações para pedir intercessão.

Notícias

A manhã desta terça ficou marcada pela tragédia com a queda do avião que transportava toda a delegação do time Chapecoense. 75 pessoas morreram. Saiba mais!

Estilo de vida

Como é a sua malhação do dia a dia? Alguns hábitos podem fazer toda a diferença na hora de mandar o sedentarismo embora e emagrecer!