Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Diabetes: hábitos para prevenir e controlar a doença
O diabetes exige uma rotina de hábitos saudáveis - Foto: Shutterstock

Saúde

Diabetes: hábitos para prevenir e controlar a doença

Hábitos saudáveis e tratamento adequado são importantes para manter o diabetes controlado e evitar complicações

Manter hábitos saudáveis ou até mudar estilo de vida são atitudes que contribuem para a prevenção de diversos problemas de saúde, como o diabetes. A doença crônica é causada pela produção inadequada ou má absorção de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de brasileiros vivem com a doença atualmente. Mas, mesmo quando há influência genética para o seu surgimento, a maior parte dos casos podem ser evitados com a adoção de uma rotina saudável.

A professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Juliane Casas, explica que existem vários tipos de diabetes, sendo os tipos 1 e 2 os mais comuns. Esses tipos, quando não estão bem controlados, podem trazer complicações para a saúde.  

“A insulina é um hormônio que controla a glicose que está presente em nossa corrente sanguínea. Na maioria dos casos, o problema é ocasionado pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, fazendo com que a insulina não trabalhe de forma adequada no organismo”, esclarece. 

Sintomas do diabetes

A especialista comenta que manter os níveis de glicemia elevados pode trazer vários riscos à saúde, como a propensão à doença renal, problemas de visão e circulatórios. Também provoca alterações na sensibilidade nos pés, o que aumenta as chances de formar feridas indolores nesta região.

Por isso, é preciso ter atenção aos sintomas da doença para realizar o diagnóstico precoce. Entre os sintomas mais comuns, estão: fome excessiva, perda de peso, fraqueza, fadiga, sede constante, urina em excesso, formigamento nos pés, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.  

Controle e prevenção

Juliane ressalta que o diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado. A nutricionista explica que manter uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras e frutas, é uma boa estratégia para prevenir e controlar a doença. 

Ainda de acordo com a profissional, emagrecer também contribui para o controle da glicemia, em casos de pessoas obesas. No entanto, ressalta que a alimentação saudável independe de ter ou não a doença, ou de estar ou não acima do peso.  

“As pessoas acabam associando de maneira indevida o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável. Mas é preciso destacar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, precisam seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas não só para emagrecer, mas para ter saúde a longo prazo”, finaliza.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa