Na hora de manter as taxas glicêmicas, aposte no consumo da couve. Ela ajuda, e muito, no controle dos níveis da diabetes!
por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 11:34
Atualizado às 11:50
Caracterizada pela não produção de insulina — hormônio responsável por converter o açúcar em energia para o corpo — pelo pâncreas, o diabetes tipo 1 é considerado uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo destrói as células produtoras de insulina. Essa variação, geralmente, é detectada em crianças e adolescentes, sendo necessárias doses diárias da substância.
Já o tipo 2 acontece quando o pâncreas produz insulina, mas ela não é aproveitada da forma correta, isto é, o órgão não consegue metabolizar a glicose presente na corrente sanguínea. Independente do tipo, o diabetes requer cuidados e um dos principais é o controle do que vai à mesa. “A alimentação saudável controla as taxas glicêmicas, evita picos de insulina e ajuda no controle de peso, melhorando a qualidade de vida do diabético”, afirma a nutricionista Flávia Ramos. Para ajudar nesse processo, o consumo de couve também é bem-vindo. Confira!
Foto: iStock.com/Getty Images
A boa quantidade do nutriente é o responsável por vários benefícios da couve. “Muito rica em fibras, a verdura ajuda a controlar a saciedade e o funcionamento do intestino e, com este trabalhando bem, melhora a absorção dos nutrientes, beneficiando a pele, as unhas e os cabelos. A couve é, por fim, detoxificante, possibilitando que o organismo elimine toxinas”, destaca a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro. Quando o assunto é diabetes, então, a hortaliça dá um show. “O consumo de couve evita os picos de glicose, controlando os níveis dessa substância no sangue”, explica a nutricionista Talitta Maciel. A hortaliça possui os dois tipos de fibras existentes, as solúveis e as insolúveis. “As solúveis podem se dissolver em água e têm algumas ações de extrema importância para nossa saúde, como auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol do sangue e regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos. As fibras solúveis formam um gel e, dessa forma, exercem importante efeito sobre o esvaziamento gástrico, uma vez que permanecem mais tempo no estômago, dando maior saciedade”, completa a nutricionista Luana Vasconcelos.
Além da couve, existem diversas opções que podem colaborar na luta contra o diabetes.
Foto: Shutterstock
Foto: iStock.com/Getty Images
Texto: Juliana Mesquita/Colaboradora
Consultoria: Alessandra Coelho, Flávia Ramos, Greice Caroline Baggio, Luana Vasconcelos, Paula Castilho, Paula dos Santos Ribeiro e Talitta Maciel, nutricionistas
LEIA TAMBÉM:
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.