Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda como o cuidado com os olhos pode ser importante no Carnaval
Entenda como o cuidado com os olhos pode ser importante no Carnaval - Shutterstock

Saúde

Cuidados com os olhos no Carnaval: veja 6 riscos e prevenções

Problemas como olhos queimados pelo sol e desidratação são muito comuns no Carnaval; confira os cuidados que se deve ter com o período

Você cuida dos seus olhos durante a folia? Para muito, essa pergunta pode até parecer estranha, afinal, como o Carnaval pode ser tão prejudicial para os olhos que sejam necessários cuidados especiais?

Mesmo não parecendo, esse período é bem perigoso nesse sentido, de formas que muitas vezes deixamos passar batidas. Muitas pessoas ficam expostas ao sol nos bloquinhos ou sem beber água o suficiente, por exemplo, sendo que isso pode causar danos à visão.

Ou seja, até um período de pura celebração e alegria como esse merece atenções especiais com a saúde. A seguir, o médico oftalmologista Dr. Marcelo Brito destaca os principais problemas relacionados com os olhos que podem ocorrer no Carnaval e como evitá-los:

Olhos queimados pelo sol

A exposição prolongada ao sol pode causar fotoceratite. Os sintomas incluem vermelhidão nos olhos, dor e sensibilidade à luz. Para evitar isso, use óculos de sol com 100% de proteção UV e chapéus de abas largas.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma infecção que ataca a camada que cobre o branco do olho e o interior da pálpebra. Apesar de poder acontecer em qualquer momento, ela é comum em locais mais movimentados, já que nessa situação é mais provável de alguém infectado encostar nos olhos e depois em algum objeto, e aí você tocar nessa coisa e então no seu rosto.

Assim, a dica nesse sentido é lavar as mãos com frequência, tentar ao máximo não tocar no rosto e não compartilhar toalhas ou maquiagem.

Compartilhamento de maquiagem

Como mencionado, o compartilhamento de maquiagem pode facilitar a conjuntivite. Todavia, não para por aí: dividir rímel, delineador, sombra ou outros produtos pode causar várias outras infecções oculares.

Use sempre sua própria make e nunca a compartilhe com outras pessoas. Ademais, certifique-se de substituir o rímel e outras maquiagens dos olhos regularmente, pois eles podem abrigar bactérias que levam a infecções.

Desidratação

Fazer certa atividade física e beber álcool traz um grande risco de desidratação, causando sintomas como olhos secos e embaçamento. Beba bastante água e use colírios lubrificantes, se necessário.

Objetos estranhos

Confete, glitter e purpurina são a cara do Carnaval, contudo, não vai ser nada legal se esses objetos estranhos entrarem nos seus olhos. Mantenha os olhos fechados quando houver muitos detritos voadores e, se quiser, use óculos de proteção

Tomando os devidos cuidados e seguindo essas dicas, você poderá aproveitar as festas sem colocar a visão em risco.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Artista revelou que sofre de psoríase no couro cabeludo desde a infância; médico explica os sintomas e tratamento

Pets

Médica veterinária lista os cuidados e itens necessários para garantir uma tutela responsável; confira quais são

Estilo de Vida

Para tomar melhores decisões é necessário que o corpo esteja descansado e a mente livre de preocupações; entenda