Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Ela é um alimento completo, repleta em fibras e em substâncias antioxidantes - saiba também como a berinjela ajuda no controle do diabetes!
- Berinjela traz inúmeros benefícios para a saúde FOTO: iStock.com/Getty Images

Saiba como a berinjela ajuda no controle do diabetes!

Ela é um alimento completo, repleta em fibras e em substâncias antioxidantes - saiba também como a berinjela ajuda no controle do diabetes!

[PAGE TITLE]

Geralmente restrito de açúcar, o cardápio de um diabético deve contemplar os nutrientes essenciais para o organismo, sem interferir na glicemia, é claro. Para isso, existem alimentos especiais que, além de ajudarem no controle do diabetes, trazem incontáveis benefícios à saúde como um todo: é o caso da berinjela!

controle diabetes

Berinjela traz inúmeros benefícios para a saúde!
FOTO: iStock.com/Getty Images

Com compostos antioxidantes – como os flavonoides -, a berinjela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo desenvolvimento de câncer. O legume ainda é um grande aliado no controle da glicemia. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de promoverem o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, afirma a nutricionista Paula Castilho. Com o controle da glicemia, a berinjela ajuda no controle do diabetes!

Caminho livre

A casca da berinjela é rica em um fitoquímico chamado antocianina, capaz de reduzir a concentração de colesterol ruim (LDL) no sangue. Essa substância ainda forma um grupo de pigmentos naturais da família dos flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada de diversos alimentos (como jabuticaba, ameixa e uva). Essas vantagens, unidas à alta concentração de fibras presentes na berinjela, ajudam a proteger a circulação sanguínea, afastando o risco de diversas doenças – dentre elas, as cardiovasculares.

Uma boa maneira de consumir ao legume com objetivos terapêuticos é usar cápsulas de extrato seco do legume, disponíveis em lojas de produtos naturais. Mas fica o alerta: a cápsula de berinjela não é remédio para a redução do colesterol, trata-se apenas de um suplemento alimentar. É uma aliada e tanto, mas simplesmente inclui-la na sua alimentação não garante a redução dos níveis de colesterol. Para funcionar de verdade, é preciso também cortar os alimentos gordurosos do cardápio, praticar exercícios físicos regularmente e reduzir os níveis de estresse. Apenas com a adoção de um conjunto de hábitos saudáveis é que se consegue a prevenção do diabetes e outras complicações.

 

Texto: Paula Santana

Consultoria: Paula Castilho, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Segundo testes realizados pela Proteste, sete marcas de azeite de oliva apresentam algum tipo de adulteração em sua composição. Veja quais são e entenda:

Estilo de vida

Você sabe qual é uma das principais causas de cegueira no mundo? Leia mais a seguir sobre os principais sintomas da catarata e o seu tratamento!

Estilo de vida

Ingrediente é composto basicamente por água e traz inúmeros benefícios para o organismo - entenda como o pepino combate o inchaço.

Estilo de vida

O cérebro é um grande mistério, não é mesmo? Com tantas funções, você sabia que ele age na formação da personalidade? Veja o diz uma nova pesquisa!

Estilo de vida

Termogênico, rico em antioxidantes e, o melhor de tudo: extremamente saudável! Clique e veja tudo o que o gengibre pode fazer por você!

Estilo de vida

Seja no seu trabalho ou na hora de mandar bem em uma prova, ter um raciocínio afiado é fundamental. Melhore essa capacidade desafiando sua mente

Estilo de vida

Trombose e AVC são duas doenças que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Saiba o que é verdade e o que é mito sobre elas!

Estilo de vida

A poderosa flor do hibisco combate a esteatose hepática eliminando o excesso de gordura presente no organismo. Saiba como!