Armadilha invisível: saiba como evitar a contaminação cruzada!

A contaminação cruzada é mais comum do que se pode imaginar. Saiba como evitar o problema, principalmente em casos de intolerância e alergia!

- Foto: Shutterstock

Quem possui intolerância ou alergia, seja a qualquer tipo de alimento, precisa ter uma série de cuidados, principalmente no que diz respeito a preparação e conservação dos elementos manipulados na cozinha. No caso do leite, a contaminação cruzada acontece quando as substâncias desse alimento são transferidas para outro, de forma não proposital.

Contaminação cruzada utensílios

Foto: Shutterstock

Cuidados simples e eficazes

A maneira mais comum de provocar a contaminação cruzada é utilizando os mesmos materiais no preparo de diferentes alimentos, sem higienizá-los antes. “Uma faca escolhida para cortar fatias de queijo, por exemplo, não deve ser usada para o corte de outros alimentos sem que haja a higienização devida. Assim como talheres, panelas e copos que tenham sido usados na preparação, cozimento e feitura de pratos com leite ou à base de laticínios precisam ser devidamente lavados antes de serem reutilizados. Esses simples cuidados evitam a contaminação cruzada e impedem que pessoas alérgicas ou intolerantes possam entrar em contato com suas substâncias prejudiciais a elas por acaso. “No caso de alergia e intolerância o ideal é higienizar a bancada de trabalho, e que o preparo das refeições comece sempre pelos pratos com restrições”, revela a nutricionista Patricia Cruz.

 

Consultoria: Patricia Cruz, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência