Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que dentro de um diagnóstico de transtorno bipolar existem cerca de quatro tipos diferentes de variações de humor? Confira!
- Foto: Shutterstock Images

Conheça os tipos de transtorno bipolar

Você sabia que dentro de um diagnóstico de transtorno bipolar existem cerca de quatro tipos diferentes de variações de humor? Confira!

De acordo com a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB), a bipolaridade é uma condição médica frequente – estima-se que cerca de 4% da população brasileira seja de portadores da doença. O problema pode se manifestar em diversos graus, sendo apresentado em quatro tipos, do mais leve ao mais grave, quando atrapalha completamente a rotina do indivíduo. “O que vai apontar o nível é a frequência, a gravidade e a duração. No primeiro nível, por exemplo, a pessoa consegue executar suas tarefas diárias”, indica psiquiatra Maria Cristina de Stefano.

Tipos de transtorno bipolar

 

Transtorno bipolar tipo I

Ele acomete cerca de 1% da população mundial,  deixando o humor do doente exageradamente elevado e expansivo (mania) e pode prejudicá-lo nos círculos sociais. Além disso, o indivíduo também pode passar por períodos de sentimentos negativos, perda de apetite e insônia. “Em quadros como esse, o que mais chama a atenção é a desproporção entre as reações, ou seja, quando não há acontecimentos no ambiente em que a pessoa está e que justifiquem tal comportamento alterado“, explica Maria Cristina.

 

Transtorno bipolar tipo II

Essa forma de apresentação difere do tipo I devido ao nível de humor, menos elevado e agressivo, sendo assim chamado de hipomania. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, pessoas com transtorno bipolar tipo II normalmente apresentam um episódio depressivo maior, sem que os estados de euforia mais amenos (hipomania) causem prejuízos pontuais para a vida do paciente.

 

Foto: Shutterstock Images

 

Saiba mais:

Transtorno bipolar: o que é, como reconhecer e tratar

Saiba o que é o transtorno bipolar

10 mitos sobre depressão e transtorno bipolar

12 famosos que já enfrentaram a depressão

 

Transtorno ciclotímico

O transtorno ciclotímico é um tipo que tem como característica essencial a oscilação frequente de humor, com sintomas alternados de euforia e depressão moderados. É considerado menos grave, já que, muitas vezes, pode ser confundido com a própria personalidade da pessoa.

Porém, de acordo com o Manual, embora alguns indivíduos com esse tipo possam não ter problemas com certos períodos de hipomania, o prejuízo social acontece em decorrência das mudanças constantes de humor, ou seja, o indivíduo pode ser visto como temperamental, mal-humorado, imprevisível, incoerente ou não confiável.

 

Transtorno induzido

Tanto no transtorno bipolar quando no transtorno relacionado induzido, as características diagnosticadas são as mesmas: mania, hipomania e depressão. O que varia é que no segundo os estados surgem e se tornam um problema devido à uma substância.

Isso ocorre por causa dos efeitos colaterais de alguns fármacos antidepressivos e outros psicotrópicos. Entretanto, segundo o Manual, quando acontecem casos de hipomania ou mania (euforia) após uso de medicamento antidepressivo ou outros tratamentos e persistem além dos efeitos fisiológicos do fármaco, essa condição é considerada indicadora de transtorno bipolar real, e não de transtorno relacionado induzido.

 

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

para controlar?

O tratamento do transtorno bipolar é feito por especialistas de diversas áreas, como psicólogos, psiquiatras e neurologistas. “Em alguns casos, há a internação para proteger o indivíduo dele mesmo e também para que os médicos verifiquem quais medicamentos têm mais eficácia e eficiência”, explica Maria Cristina.

 

ConsultoriaMaria Cristina de Stefano, psiquiatra  FonteManual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais (DSM-5) e Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB)

Advertisement

Estilo de vida

Além de proteger o coração, o abacate funciona como um calmante natural, combatendo o estresse e a ansiedade e promovendo sensação de bem-estar

Estilo de vida

Em alguns casos, somente as cirurgias podem reverter os problemas do coração. Saiba como funciona e qual o objetivo das três cirurgias cardíacas mais comuns

Estilo de vida

Você sabe o que são moscas volantes? Entenda o que são esses "riscos" na visão e qual é o tratamento indicado para diminuí-los

Estilo de vida

O acúmulo de tarefas no dia a dia pode ser prejudicial e gerar ansiedade. Saiba como reverter esse quadro e conseguir cumprir todas as tarefas - com saúde.

Estilo de vida

O intestino é um órgão repleto de terminações nervosas, por isso mesmo conhecido como segundo cérebro; entenda a ligação deste órgão com as emoções

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade pode acarretar crises com sintomas por todo o organismo. Fique por dentro de cada um deles e como eles agem

Estilo de vida

A alimentação é tão importante quanto o treino, mas você ainda não sabe o que comer? Veja opções saborosas e fáceis para o pré e pós-treino

Estilo de vida

Comer de 3 em 3 horas, apesar de ser uma regra para muitas pessoas, pode não ser o mais ideal para o seu caso. Entenda o por que!