Você sabe como os neurônios espelho atuam no cérebro?

Os neurônios espelho ajudaram os cientistas a desvendar alguns mistérios do cérebro, por exemplo, o motivo de bocejarmos ao vermos alguém bocejar

- FOTO: Shutterstock Images

Pesquisas avançadas mostraram que a localização dos neurônios espelho faz com que sejam associados aos movimentos e às emoções. Isso explicaria, portanto, por que choramos ao assistir a cenas tristes ou sentimos medo ao ver filmes de terror. “Esses neurônios se localizam nas áreas frontoparietais do cérebro e são ativados quando realizamos movimentos motores complexos, assistimos algum filme ou espetáculo e também quando observamos outros indivíduos realizando qualquer atividade tanto motora quanto artística”, explica o neurologista Custódio Michailowsky.

mulher-criança-mãe-filha-neurônios-espelho

FOTO: Shutterstock Images

De acordo com os especialistas, a propriedade do cérebro de se espelhar a outras pessoas também seria responsável por permitir aprendizados por meio da imitação, como a linguagem, que, basicamente, é adquirida na infância ao observar pessoas se comunicando. “A capacidade do cérebro em se espelhar a outro também permite que ele consiga compreender qual é o ponto de vista ou a própria intenção dessa ação”, destaca o neurocientista Danilo Benette Marques. Portanto, os neurônios espelhos são essenciais para a socialização dos indivíduos, bem como seu desenvolvimento saudável.

Os neurônios espelho e os bocejos

Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas alguns pesquisadores acreditam que sim! Você vê uma pessoa bocejando e, de repente, também está abrindo a boca, não é? Diversas teorias científicas tentam explicar o motivo de o bocejo ser tão “contagioso”.

Conforme uma das mais aceitas, a culpa é dos neurônios espelho, já que eles teriam o poder de gravar a forma como nos comportamos em determinadas situações e baseiam ações futuras. Assim, quando você vê alguém bocejando, seus neurônios desencadeiam o ato-reflexo, que não é possível controlar.

A importância da empatia e da percepção

Compreender o que ocorre ao nosso redor é uma das qualidades dos neurônios espelhos – característica fundamental para se viver em sociedade, além de ajudar na própria sobrevivência. Por exemplo, saber que uma expressão de dor indica perigo e estado de alerta. Ao mesmo tempo, do ponto de vista social, os neurônios espelhos colaboram para ações de empatia com outros indivíduos, o que ajuda (e muito!) a convivência social.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Custódio Michailowsky, neurologista no Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo (SP); Danilo Benette Marques, neurocientista na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência