Connect with us

O que você está procurando?

A alimentação é a base para controlar tudo que acontece dentro do corpo. Portanto, alguns alimentos podem ser fundamentais para evitar inchaço
- Não comer alimentos com glúten e diminuir o sal pode ajudar a deixar a barriga chapada. Foto: iStock

Combata o inchaço por meio de alimentos e atitudes

A alimentação é a base para controlar tudo que acontece dentro do corpo. Portanto, alguns alimentos podem ser fundamentais para evitar inchaço

Muita gente sofre com a barriga estufada. Para combater o inchaço, existem alguns hábitos e alimentos poderosos nesse quesito. Quer ver?

mulher com a barriga chapada

Não comer alimentos com glúten e diminuir o sal pode ajudar a deixar a barriga chapada. Foto: iStock

Quando esse líquido não é eliminado na urina, ocorre a sensação de que estamos com o corpo inflado, especialmente nas extremidades pernas, pé e braços. Segundo a nutricionista clínica Marilize Tomanini, o desconforto é mais comum em mulheres no período pré-menstrual, época em que a retenção é resultado da alteração dos hormônios. Mas, quando o inchaço causa incômodo ou dor, o ideal é procurar um médico e fazer o diagnóstico correto.

Por que o corpo incha?

Variação de pressão sanguínea, excesso de proteínas e sais no sangue, são uma das causas deste desconforto. “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por terem que percorrer uma distância maior”, explica a nutricionista Lenita Borba. Além disto, má alimentação, a forma como o indivíduo vive e roupas apertadas também são responsáveis.

A culpa também é do sal!

“Alimentos com excesso de sal ou sódio em sua composição podem influenciar na retenção de líquidos, nos obrigando a beber água além da conta”, explica Lenita. Independente de ser em pó, refinado ou sal grosso, presente em caldos de carne, galinha, legumes e costela, nas versões light, tabletes ou líquida, o excesso causa o mesmo efeito: inchaço.

saleiro com fundo azul

Tirar o saleiro da mesa é uma opção para diminuir o consumo. Foto: Shutterstock

Isso acontece porque o sal é rico em sódio osmótico, responsável por guardar água no organismo. Esse efeito é mais evidente quando passamos a beber água em excesso após ingerirmos comida salgada e não urinamos tamanha ingestão hídrica. “Uma atitude realmente eficaz, principalmente nas fases do ciclo menstrual, em que naturalmente as mulheres retêm líquidos, é o cuidado com a ingestão de sal, dando preferência a alimentos pouco condimentados”, explica.

Mude seus hábitos

Além da alimentação, outros fatores podem colaborar com o bom funcionamento do organismo e evitar o acúmulo de líquidos. Com mudanças simples no dia a dia, você pode se sentir mais agradável! Usar salto alto, por exemplo, durante muitas horas, pode ser prejudicial à saúde, pois a panturrilha fica contraída por muito tempo e causa danos à circulação do local. Ficar muito tempo na mesma posição também não é nada saudável.

Caso você trabalhe sentado, uma boa dica é levantar da cadeira a cada duas horas. Uma alternativa é adotar a drenagem linfática ou massagem, já que ambos estimulam a circulação, acabando com a sensação de inchaço no corpo.

 

Texto: Denis Eric/Colaborador
Consultoria: Marilize Tomanini, nutricionista; Lenita Borba, nutricionista

 

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

O kefir é um probiótico semelhante ao iogurte que traz muitos benefícios à saúde. Veja duas receitas e comece já a inclui-lo em seu dia a dia!

Estilo de vida

O anticoncepcional Sistema Essure foi proibido pela Anvisa. De acordo com a vigilância, ele pode causar efeitos colaterais graves ao corpo da mulher

Estilo de vida

Além dos tratamentos convencionais, as atividades físicas também são uma saída para tratar as doenças da mente. Confira 3 exemplos poderosos!

Estilo de vida

TOC se carateriza por rituais que o indivíduo não consegue deixar de cumprir e também, por ideias que a pessoa não tira da cabeça

Estilo de vida

Quem não gosta do leite ou é intolerante à lactose, pode encontrar mais saúde em outros alimentos ricos em cálcio. Os mais conhecidos são as verduras!

Estilo de vida

A saúde bucal das crianças exige cuidados específicos, que vão garantir maior qualidade de vida, além de evitar diversas doenças.

Estilo de vida

Que tal descobrir alguns dos inúmeros benefícios do melão? A fruta, além de refrescante, ajuda a proteger a saúde e afasta problemas como o inchaço

Estilo de vida

Saiba mais sobre o efeito detox da couve e de outras frutas verduras e chás que também beneficiam a saúde, eliminando alguns quilinhos