Connect with us

O que você está procurando?

Os chás são ótimos aliados no combate da ansiedade. Diversos sabores fazem com que eles sejam consumidos de diferentes maneiras. Saiba quais chás ajudam!
- Foto: Shutterstock

Confira 3 receitas de chás poderosos contra a ansiedade

Os chás são ótimos aliados no combate da ansiedade. Diversos sabores fazem com que eles sejam consumidos de diferentes maneiras. Saiba quais chás ajudam!

Os chás são um ótimo complemento na hora de combater algum mal, desempenhando papel essencial na prevenção a doenças e seus sintomas. E no caso da ansiedade, isso não é diferente. O chá de camomila, por exemplo, é muito conhecido e utilizado para amenizar e prevenir a insônia. Veja algumas receitas que são ótimas contra esse problema!

 

cha-camomila-calmante-ansiedade

Foto: Shutterstock

Camomila

A planta é muito conhecida pelo seu aroma característico e agradável. Seu chá é utilizado para combater insônia, ansiedade, estresse e irritabilidade. Ele também alivia os sintomas da depressão. Se consumida à noite, antes de dormir, ela proporciona um sono tranquilo. Possui efeito anti-inflamatório e antisséptico.

Receita

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila

Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água e a camomila. Após atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e espere esfriar. Coe e beba durante o dia.

 

passiflora-maracuja-

Foto: iStock Images/Getty Images

 

Passiflora

É a planta que dá origem ao maracujá. Seu fruto é muito conhecido por ser rico em vitamina C e também por possuir efeito calmante. Segundo a nutricionista Danielle Osório, o chá feito das flores da planta é muito eficaz no combate à ansiedade. Ela é rica em flavonóides, que assim como o chocolate, é ótimo para acalmar.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de passiflora seca
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo
Ferva as folhas da passiflora junto com a água. Quando ela alcançar fervura, desligue o fogo. Tampe e deixe a solução abafada durante 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras (400ml a 600ml) ao dia.

erva-cidreira-cha

Foto: Stela Handa/Colaboradora

 

Erva-cidreira

É uma planta que tem um aroma característico e bastante parecido com o do capim-limão. Porém, a aparência das duas espécies é bem distinta. A erva-cidreira, também conhecida como melissa, possui folhas ovaladas e com algumas serrilhas, semelhante à folha de hortelã. Já o capim-limão possui ramos compridos e estreitos.

Ingredientes:

  • 1 xícara (200ml) de água
  • 1 colher (sopa) de erva-cidreira picada

Modo de preparo
Ferva a água e, após levantar fervura, adicione a erva. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos, coe e beba. Se preferir, adoce com mel.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Danielle Osório, nutricionista; José Bassit, fitoterapeuta; Maria Cristina de Stefano, psiquiatra; Semadar Marques, analista em inteligência emocional, escritora e palestrante; Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

O boldo estimula o funcionamento do fígado para que ele elimine o álcool. Saiba como preparar o chá e que outros alimentos usar quando a ressaca aparecer

Estilo de vida

Você sabia que o vinagre pode ser uma grande aliado na sua busca pelo corpo perfeito? Confira suas vantagens e como ele atua.

Estilo de vida

Motivo de graça entre a família, os pequenos com obesidade têm mais chances de desenvolver problemas de saúde, inclusive nos ossos.

Estilo de vida

Dengue, Chikungunya, Zika... Afinal, como se proteger das doenças causadas pelos mosquitos? Confira 3 dicas práticas para prevenir essas doenças!

Estilo de vida

Que o estresse está relacionado com problemas do coração, todos já sabiam, mas e que o cérebro também está envolvido com esse fato? Você sabia? Confira!

Estilo de vida

Recurso natural do ser humano para enfrentar situações de ameaça, a ansiedade fora de controle provoca várias disfunções no cérebro

Estilo de vida

Utilizado para a famosa guacamole, o avocado possui alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Vale a pena investir!

Estilo de vida

Boca, faringe, esôfago, estômago, vesícula, intestinos e ânus formam o sistema digestivo, responsável pela ingestão. Esclareça 5 dúvidas sobre o tema!