Conheça os benefícios da planta chapéu-de-couro

Chapéu-de-couro: planta age contra o intestino preso, ácido úrico, ajuda no controle do peso e ainda é eficaz contra a retenção de líquidos

- Foto: Walter Silveira

A eficácia do chapéu-de-couro (Echinodorus muricatus) no controle da pressão arterial elevada vem sendo estudada no Laboratório de Farmacologia Neurocardiovascular do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Os estudos apontaram que a planta é capaz de dilatar as veias e artérias, facilitando a passagem do sangue e, assim, reduzindo a pressão em seu interior.

chapéu-de-couro

Foto: Walter Silveira

Contra retenção

Outros fatores que também podem contribuir com a queda da pressão são a capacidade diurética da planta, que elimina líquidos em excesso no organismo, e a redução dos índices de colesterol no sangue, formadores das placas de gordura nas artérias, responsáveis por interromper o fluxo sanguíneo.

Outras propriedades do chapéu-de-couro

“Popularmente, o chapéu-de-couro é utilizado para solucionar problemas nos rins e na bexiga, pois é um ótimo diurético. Também tem fama de reduzir o ácido úrico e combater o reumatismo”, ressalta o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. A planta ainda alivia diversas inflamações e acelera a recuperação de lesões de pele. Tudo isso graças à boa quantidade de taninos, substâncias bactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes em sua composição.

Para consumir

O chá de chapéu-de-couro deve-se utilizar a folha seca da planta. A medida é 1 colher (chá) rasa para cada xícara (chá) de água utilizada. Os chás feitos para serem utilizados em forma de compressas podem ter uma dose maior da planta, cerca de 2 a 3 colheres (chá) de folhas secas para cada xícara (chá) de água. A dose diária a ser consumida é de 1 a 2 xícaras do chá.

Controle o peso

O chapéu-de-couro é um forte aliado das dietas de emagrecimento. Isso tudo porque ele tem ação diurética e melhora o funcionamento do intestino. O resultado é o organismo livre das toxinas e da retenção de líquidos. E o melhor de tudo: você perde os quilinhos a mais de forma natural, sem agredir a sua saúde.

Chá contra o ácido úrico

Ingredientes: 2 colheres (chá) de folhas secas de chapéu-de-couro, 1 litro de água

Modo de preparo: leve as folhas de chapéu-de-couro e a água para ferver durante 5 minutos. Em seguida, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome 3 xícaras (café) por dia.

Intestino preso

Ingredientes: 1 colher (chá) de folhas secas de chapéu-de-couro, 1 xícara (chá) de água fervente

Modo de preparo: coloque as folhas secas de chapéu-de-couro em uma xícara (chá) vazia e despeje água fervente até completá-la. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Em seguida, coe e tome 1 xícara (chá) antes de dormir.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência