Saiba como turbinar o cérebro com o auxílio de alguns nutrientes

Triptofano, tirosina, ácido fólico, selênio, zinco, vitamina C... Conheça alguns nutrientes que ajudam no bom funcionamento do cérebro

- Foto: Shutterstock

Quer proteger a saúde cerebral? Então, confira alguns nutrientes que, quando unidos em uma alimentação equilibrada, fazem das refeições uma garantia para o bem-estar do corpo e do cérebro.

cérebro

Foto: Shutterstock

Ômega-3

A gordura mais importante para o desempenho cerebral tem um nome complicado, o ácido graxo docosahexaenoico (DHA), melhor conhecida como ômega 3. Esta presente nos seguintes produtos: peixes de águas frias (salmão, atum, sardinha, cavala) chia, linhaça, azeite, abacate e macadâmia.

Aminoácidos

O cérebro precisa destes elementos para produzir neurotransmissores. Presente nos seguintes alimentos: carne em geral, ovos, laticínio e feijões.

Vitamina C

Quem tem uma boa ingestão de frutas ricas em elementos antioxidantes, como a vitamina C, preserva a memória por mais tempo. Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: laranja, limão, acerola, tangerina, melão, morango, maracujá, framboesa, mirtilo, goiaba, kiwi, abacaxi, tomate, brócolis, pimentão, broto de alfafa e pepino.

Zinco

Melhora a capacidade cognitiva e facilita a organização dos pensamentos. É encontrado nos seguintes alimentos: frutos do mar (como ostras), sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), miúdos e peru, cogumelos, ovos, gérmen de trigo, levedo de cerveja, grãos integrais, amendoim e leite.

Selênio

Estudos comprovam que quando esse mineral está em falta no organismo, é possível perceber uma redução na capacidade cognitiva, principalmente em idosos. Presente nos seguintes alimentos: castanha-do-pará, carnes em geral (incluindo sardinhas), frutos do mar, ovos, cereais integrais; semente de girassol e castanha de caju.

Ácido fólico

Atua no desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Presente nos alimentos: vísceras (fígado, moela e coração), feijão, vegetais com folhas verdes como o espinafre.

Tirosina

Esses elementos podem ser classificados como combustíveis do cérebro e pode ser encontrado em carnes, frutos do mar e tofu.

Triptofano

É responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Está presente em alimentos como leite, iogurte, queijos, arroz, pães, batata, soja, nozes, feijão, lentilha e castanhas.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Ana Rosa Costa, nutricionista do Centro Médico Pastore; Elodia Avila, cirurgiã plástica

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência