Connect with us

O que você está procurando?

As causas da Síndrome de Rubinstein-Taybi ainda carecem de estudos. Apesar de provavelmente se darem pela genética, ainda não há uma tese conclusiva
- Foto: kjpargeter/Freepik

Já foram descobertas as causas da Síndrome de Rubinstein-Taybi?

As causas da Síndrome de Rubinstein-Taybi ainda carecem de estudos. Apesar de provavelmente se darem pela genética, ainda não há uma tese conclusiva

Os estudos acerca da síndrome de Rubinstein-Taybi ainda carecem de investigações. Os fatores causadores são um exemplo disso e, apesar de provavelmente se darem pela genética, ainda não foi encontrada uma tese conclusiva. No entanto, as pesquisas promovidas nesse sentido identificaram uma alteração no braço curto do cromossomo 16 – ele pode ter sido apagado ou deslocado – e essa é a versão mais aceita sobre a causa do transtorno. A hereditariedade e os fatores de risco também não foram constatados.

Estrutura do DNA, Síndrome de Rubinstein-Taybi

Foto: kjpargeter/Freepik

Convivendo com a síndrome

As limitações de linguagem e dificuldades de aprendizagem exigem especial atenção e acompanhamento de profissionais especializados, pois são pontos em que o atraso é mais acentuado. Terapia, atividades lúdicas e pedagógicas, ações que estimulem o desenvolvimento, assim como a assistência de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e outros profissionais são essenciais.

“As pessoas que apresentam esta síndrome têm problemas na área respiratória, comprometimentos cognitivos e características físicas específicas, que geram comprometimento motor. O atendimento deve ser multidisciplinar e, na escola, há necessidade de uma educação especial”, pontua psicóloga e psicopedagoga Márcia Mathias. Além disso, apesar das características comuns entre os portadores da deficiência, cada indivíduo possui um ritmo e um tipo de potencial a ser trabalhado. A extensão dos sintomas é variante e as avaliações devem ser individuais.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Márcia Mathias, psicóloga, psicopedagoga e hipnoterapeuta clínica.

 

Advertisement

Estilo de vida

Praticar atividades físicas é tão importante quanto cuidar dos hábitos alimentares. Portanto, não perca mais tempo e comece a se mexer!

Estilo de vida

Capaz de diminuir os riscos de Alzheimer, alguns tipos de câncer e ainda prevenir a osteoporose, o brócolis possui propriedades poderosas. Confira!

Estilo de vida

Excluir o açúcar da dieta é uma missão bastante difícil, não é mesmo? Então conheça mais um pouco sobre ele motivos para abandoná-lo de vez!

Estilo de vida

Bons para o coração, previnem osteoporose e oferecem ótimas proteínas. Os peixes fazem bem para a saúde por esses e outros motivos.

Estilo de vida

A visão pode influenciar na qualidade do aprendizado das crianças, segundo pesquisa feita nos Estados Unidos. Confira mais sobre o estudo!

Estilo de vida

Além de acabar com o inchaço, consumir água possuir diversos benefícios como detonar a celulite, manter o corpo equilibrado e disfarçar rugas. Confira!

Estilo de vida

Confira dicas de como preparar, transportar e armazenar corretamente sua marmita saudável e economiza dinheiro e calorias

Estilo de vida

Veja quais são os principais benefícios da berinjela para o organismo e aposte no vegetal para afastar possíveis problemas!