Castanha-do-pará previne as doenças degenerativas

A castanha-do-pará é uma excelente fonte de selênio, mineral que atua regulando diversas funções no organismo. Saiba mais sobre os seus poderes!

- Foto: PureStock

“A castanha-do-pará tem grande quantidade de selênio, nutriente com função antioxidante, que também participa do metabolismo da tireoide, do sistema imunológico e reprodutivo”, afirma a nutricionista Patrícia Fan. Apenas 1 unidade da castanha por dia é capaz de suprir a necessidade de selênio do organismo. Leia mais!

 

castanha-do-para-beneficios

Foto: PureStock

Mineral poderoso

O organismo precisa de apenas 55mcg (microgramas) de selênio diariamente. O mineral afasta os temidos radicais livres e, por isso, retarda o envelhecimento e doenças degenerativas como o Alzheimer. O selênio também fortalece as defesas do corpo e reduz a oxidação do colesterol ruim (LDL), protegendo as artérias. Agindo em conjunto com a vitamina E, outro antioxidante presente no alimento, ele protege os músculos e pode até prevenir o câncer.

Incluída na alimentação diária, a castanha-do-pará pode aliviar o estresse e dar mais disposição para as atividades durante o dia, pois, além do selênio, o alimento contém vitamina B1 e ácido fólico, nutrientes que ajudam o corpo a se livrar do nervosismo e da ansiedade. É ideal para ser consumida em lanches durante a manhã ou tarde, pois evitar ficar muito tempo sem se alimentar colabora com a perda de peso, pois faz com que o organismo reserve menos energia.

O que mais ela tem?

Também conhecida como castanha-do-brasil (é exportada para outros países com esse nome), a castanha-do-pará possui alta concentração de gorduras poli-insaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Possui boa quantidade de cálcio e potássio, minerais que, respectivamente, previnem a osteoporose e regulam a pressão arterial. O potássio ainda participa das contrações musculares, afastando as cãibras, e fortalece os cabelos. A castanha ainda reduz a resistência à insulina, diminuindo a quantidade de glicose presente no sangue e evitando o acúmulo de gordura no abdômen.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Patrícia Fan, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência